Início Plantão Mundo Plantão Barra: Pan Guadalajara 2011

Plantão Barra: Pan Guadalajara 2011

Brasil ganha medalha de ouro no vôlei feminino
 
 
Na madrugada desta sexta-feira, 21, o Brasil conquistou mais uma medalha de ouro, no vôlei feminino nos jogos Panamericanos de Guadalajara. A seleção feminina de vôlei não conquistava o torneio no Pan desde Winnipeg-1999, quando surpreendeu Cuba, campeã olímpica e mundial, por 3 sets a 2.  Quatro anos após terem sido derrotadas pelas cubanas nos Jogos Pan-Americanos do Rio, nossas meninas conquistaram o melhor lugar no pódio, com uma vitória justamente sobre as caribenhas, por 3 sets a 2. 
 
A líbero da seleção, Fabi fez questão de guardar a medalha de ouro da atleta Jaqueline após a conquista do título. Na estreia da competição, as duas se chocaram ao tentar salvar uma bola e a atacante foi cortada da competição por ter sofrido um trauma na coluna cervical. 
No pódio, Fabi fez questão de vestir a camisa de Jaqueline, além de escrever mensagens a outras atletas que não puderam estar no Pan. É o caso de Adenízia e Sassá, cortadas pelo técnico José Roberto Guimarães por opção técnica, além de Natália, que se recupera ainda de problemas na canela.  “Às vezes jogadoras que fazem parte deste time precisam ficar e fora. É até estranho não ver aqui uma pessoa como a Sassá, minha companheira de quarto durante nove anos. É muita gente e quem ganha com isso é o Zé. Não é só pela ausência técnica, mas pelas pessoas que elas são. O ambiente que a gente tem como grupo é muito bacana". 
Mais velha do grupo nacional, Fabi também falou sobre toda a pressão sofrida até a conquista do primeiro lugar – no Pan de 2007, o Brasil perdeu a final em casa justamente para Cuba, em partida também encerrada por 3 sets a 2: “As pessoas não têm ideia da pressão que foi aqui, do quanto é difícil de enfrentar os franco-atiradores. A torcida estava do lado de Cuba porque era o mais fraco contra o mais forte. Não é mole, segurar umas mulheres dessas dando porradas no saque. (…) É importante ver que nos momentos decisivos, onde as pessoas nos criticavam antigamente, a gente conseguiu resistir”. 

Fonte: Plantão Barra com fontes da Rede Record