Início Plantão Barra PLANTÃO BARRA: Prefeitura dá início as obras do Morar Carioca na...

PLANTÃO BARRA: Prefeitura dá início as obras do Morar Carioca na Cidade de Deus

Por Graça Paes, RJ

 

 

 

Na manhã desta quarta-feira, dia 23 de janeiro, o secretário da casa civil e deputado federal Pedro Paulo, representando o prefeito Eduardo Paes, o subprefeito da Barra e Jacarepaguá Tiago Mohamed, os vereadores do Rio, Thiago K. Ribeiro e Chiquinho Brazão, o secretário municipal de  habitação Pierre Batista, a administradora regional da Cidade de Deus Miria Ferreira e representantes dos núcleos da  UPP da Cidade de Deus, participaram da cerimônia que deu início as obras do programa Morar Carioca, na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O projeto vai beneficiar cerca de 3.500 moradores e as intervenções serão feitas na área conhecida como Rocinha II.

 

 

“Essa é mais um intervenção da prefeitura na Cidade de Deus, que numa primeira etapa já recebeu obras do programa Bairro Maravilha, asfaltando ruas e fazendo as ligações de esgoto. Agora é a vez do Morar Carioca, uma obra que deve durar em torno de 24 meses, mas que vai beneficiar muitos moradores da localidade” – disse o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, acrescentando que as intervenções na comunidade já fazem parte dos 156 mil domicílios que serão beneficiados até 2016 com o programa em toda a cidade.

  

Pierre Batista

 

De acordo com o secretário de habitação as obras visam corrigir um problema antigo da região e que vai melhorar a qualidade de vida da população. “Serão 330 unidades de habitação, que irão reassentar moradores da região que vivem há mais de 40 anos em condições precárias. Eles terão agora o conforto de domicílios com 40 metros quadrados, sala, dois quartos, banheiro e cozinha. Além disso, tem toda a reurbanização da área com redes de água e de esgoto, pavimentação de vias e áreas de lazer”  – discursou  Pierre Batista.

 

 

 

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed,  explicou que esta já era uma demanda antiga dos moradores da Cidade de Deus que foram alocados nesta área de forma provisória, vivendo nos conjuntos de triagem.   “Vamos resolver a questão do esgotamento e muito mais, já que estas  casas de triagem vão ser demolidas e vão dar lugar as novas habitações, com toda a infra-estrutura necessária para moradia. Além disso a população do local vai ganhar uma área comercial perto de casa e uma creche,  que hoje chamamos de  espaço de desenvolvimento infantil  – EDI” – explicou Tiago Mohamed.

 

 

 

As novas moradias serão destinadas a famílias de baixa renda, que já moram em condições precárias no local e vão abranger três localidades: Jardim do Amanhã I (138), Jardim do Amanhã II (108) e jardim do Amanhã III (84).

 

 

Miria Ferreita, o subprefeito Tiago Mohamed e o secretário Pierre Batista

 

Serão implantados 992m de redes de água, 8.381 m de esgoto e 734 m de drenagem. A urbanização prevê a pavimentação de um Espaço de Desenvolvimento Infantil com capacidade para receber 250 crianças, um centro comercial com 31 lojas e área de lazer.

 

 

Desde seu início em 2010, o programa Morar Carioca já investiu R$ 2,1 bilhões na urbanização de favelas e, até 2016, outros 3,8 bilhões serão utilizados para promover a integração das comunidades e implantar um sistema de conservação, controle e ordenamento do uso e da ocupação do solo urbano. A meta da Prefeitura do Rio é que, até 2020, todas as comunidades cariocas sejam urbanizadas pelo programa.

 

 Confira mais fotos do evento:

 [nggallery id=93]

 

Fotos de Graça Paes/Portal Aib News – Editora Plantão Barra