Início Plantão Barra Plantão Barra: Prefeitura entrega o novo Imperator a população da Zona...

Plantão Barra: Prefeitura entrega o novo Imperator a população da Zona Norte

 Por Graça Paes

 

 

Na noite de terça-feira, dia 12, dia dos namorados, foi inaugurado o Imperator, que agora se chama Imperator- Centro Cultural João Nogueira, no Méier, onde funcionava a famosa casa de shows, de mesmo nome.  

 

 

O prefeito Eduardo Paes, juntamente com a esposa Cristine  e o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto circulou todo o local, e depois visitou a exposição criada por Ricardo Cravo Albim sobre a vida e a carreira de João Nogueira, com o cantor Diogo Nogueira e sua família, no segundo andar da casa.

 

 

O cantor Diogo estava muito feliz com a homenagem a seu pai, e ficou emocionado ao ver a exposição no segundo andar com fotos de seu pai bem jovem e de sua família. “A Zona Norte tem hoje um espaço onde as pessoas, além de conhecer um pouco da história de João Nogueira, poderão curtir cinema, teatro e exposições. Faltava algo assim no Rio, em especial na Zona Norte. Estou muito feliz por prestar essa homenagem ao meu pai. O samba, sem dúvida, está em festa“, afirmou Diogo.

 

 

O prefeito Eduardo Paes encantado com o local fez um discurso emocionado de inauguração da casa. “É uma alegria devolver esse espaço tão tradicional para a Zona Norte.  Representa mais um símbolo desse Rio que renasce, além de homenagear um super carioca suburbano, o cantor João Nogueira, que encantou esta cidade e deixou uma família linda, e mais uma voz brilhante para o Brasil, a de seu filho Diogo”, declarou o prefeito.

 

 

Em homenagem ao pai, Diogo Nogueira fez o show de abertura do local, com a participação da bateria da Portela, sua escola de coração e de seu pai, João Nogueira, que também contou com a presença de Alcione.

 

 

Agora o novo Imperator está totalmente repaginado. O espaço conta com atrações em todos os pavimentos. No primeiro andar, há um café, um bar e um teatro com 607 lugares, que conta com cadeiras retráteis, o que possibilita a transformação do espaço em arena para shows com capacidade de até 1500 convidados. No segundo andar, estão as três salas de cinema (duas com 120 lugares e outra com 168) e, no terceiro, a sala de exposições. No terraço, funciona o Espaço Rio de Janeiro, uma área livre onde também
foi instalado um restaurante. Fechado desde 1995, o espaço foi reformado pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, totalizando investimentos de R$ 28 milhões.

 

Vários famosos também foram prestigiar o Centro Cultural João Nogueira, entre eles Marco Nanini, o produtor musical Calainho, os atores Sandro Rocha, Edwin Luisi, Felippe Luhan e Sergio Loroza, o promoter Amin Khader, os sambistas Tia Surica, Monarco e Neco da Portela, a musa do Salgueiro e esposa de Diogo Nogueira, Milena Nogueira, a cantora e atriz Gotsha, as atrizes Francoise Fourton, Isabel Fillardis, entre outros.

 

O Centro Cultural João Nogueira será aberto ao público na sexta-feira, dia 15 de junho, com o lançamento do projeto Sambabook, que homenagea João Nogueira. O projeto musical resgata a importância da obra do sambista e acaba de ser lançado pela Musickeria. Gravado no final de 2011, o Sambabook João Nogueira reuniu um time de grandes nomes da nossa música e ganha agora o formato de espetáculo musical, com apresentações de Diogo Nogueira e da bateria da Portela nos dias 15 e
16 de junho.

Também estiveram presentes a inauguração o secretário municipal de Cultura, Emilio Kalil, o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, o presidente da RioUrbe, Armando Queiroga; e o sub-prefeito da Zona Norte, André Luiz dos Santos. O jornalista e estudioso do samba, Sergio Cabral também compareceu acompanhado de sua esposa.

 

O Centro Cultural João Nogueira fica na Rua Dias da Cruz, 167, Méier.

 

Confira mais fotos:

 [nggallery id=28]

 

 

FOTOS:   GRAÇA PAES/ AG.ZAPP NEWS