Por Graça Paes, RJ

Na manhã de sexta-feira, dia 8 de novembro, nossa equipe acompanhou o prefeito do Rio, Eduardo Paes na inauguração do Mirante do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Do alto de nove metros de altura, os visitantes tiveram uma vista privilegiada de uma das instalações mais importantes do megaevento esportivo.

Os primeiros a conhecer o local, e que foram recebidos pelo Prefeito Eduardo Paes e pela presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos Marques, foram o governador Sergio Cabral; o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; o presidente da APO, o general Fernando Azevedo e Silva; o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; e os integrantes do Conselho da Cidade, cidadãos de diferentes setores da sociedade carioca comprometidos em contribuir para o desenvolvimento do Rio.

Também participaram do encontro o chefe da casa civil municipal Pedro Paulo, o subprefeito da Barra e Jacarepaguá Tiago Mohamed, Dr. Carlos Carvalho, presidente da Carvalho Hosken, diversos empresários, líderes de associações civis e comunitárias da região, a imprensa, entre outros.

Do alto do Mirante, o grupo observou importantes avanços nas obras, como a primeira etapa da construção do Centro de Tênis, que começou no fim de outubro. Mais adiantadas e já na fase de implantação das estacas, estão as obras do Centro Internacional de Transmissão (IBC), do Centro Principal de Imprensa (MPC) e dos três pavilhões esportivos que, após os Jogos, farão parte do Centro Olímpico de Treinamento (COT). No primeiro semestre de 2014 começarão a ser erguidas as demais instalações esportivas do Parque Olímpico: Velódromo, Centro Aquático e Arena de Handebol.

Durante a cerimônia de inauguração o prefeito do Rio falou sobre as Olimpíadas desde quando foi anunciado o nome do Rio, como cidade sede, até os dias atuais. Ele também ressaltou os legados que os jogos vão deixar na cidade e o investimento financeiro oriundo da iniciativa privada para a realização das Olímpiadas Rio 2016.
Em seu discurso, que fechou a cerimônia, o prefeito Eduardo Paes, mandou um recado a imprensa que critica o cronograma de obras e que “mete o pau” no alto custo para a realização das Olimpíadas. “Mais uma vez os urubus vão se frustrar com o sucesso dos Jogos. É papel da imprensa cobrar e fiscalizar, e ela tem feito isso. Mas os que torcem contra vão dar com a cara na porta, vão se ferrar. Barcelona (palco dos Jogos de 1992) vai ficar no chinelo (…)” – argumentou.
A partir de sábado, dia 9 de novembro, o Rio vai estar a mil dias dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Mirante do Parque Olímpico
Para construir o Mirante do Parque Olímpico, a concessionária Rio Mais reaproveitou parte da estrutura das arquibancadas do antigo Autódromo de Jacarepaguá. No futuro, o local fará parte de um circuito de visitas guiadas voltado para estudantes, visitantes brasileiros e estrangeiros, autoridades e cariocas em geral.
Galeria de Fotos
Fotos de Graça Paes/ Portal AIB NEWS