Por Graça Paes e Wanderson Awlis, RJ
A Apple chegou ao Brasil. A primeira loja oficial da Apple no país abre as portas no sábado, dia 15 de fevereiro. Esta também será a primeira loja da companhia na América do Sul.
Na sexta, dia 14, os futuros consumidores da nova Apple já podem se aglomerar no shopping Village Mall, na Barra. O local ficará aberto durante a madrugada de sábado para dar conta da fila de clientes que a Apple espera ver formada antes da inauguração.
Os consumidores que comparecerem à loja na inauguração, a partir das 11h, vão ganhar camisetas da Apple, mais de mil serão distribuídas, e também vão poder experimentar uma seleção de 170 aparelhos dispostos para degustação no estabelecimento.
A nova loja também vai oferecer diversos acessórios com motivos nacionais, como capas para iPhone e iPad que exibem a bandeira do Brasil e, para Macbook, com ilustrações do calçadão de Ipanema e que emulam a arquitetura das favelas. Os preços da Apple Store são idênticos aos cobrados pelo site de e-commerce da empresa. Mas quem comprar à vista, seja em dinheiro ou em cartões de crédito ou débito, terá 10% de desconto em todos os produtos.
A primeira loja da América Latina também vai manter uma rotina de oficinas gratuitas, cujas inscrições podem ser feitas no site da companhia. O estabelecimento também vai oferecer treinamento individualizado a quem deseja ir fundo em algum produto específico da Apple. Durante um ano, o aluno assistirá a uma aula personalizada por semana. Mas essa modalidade de workshop é paga.
Haverá também um programa de workshops para crianças, que envolverá aulas, acampamentos e excursões. As crianças vão aprender a criar filmes e músicas com gadgets da Apple.
Apple Store Brasil
Em 2012, a Apple anunciou que lançaria sua loja no Brasil. “Aguardamos ansiosos pela abertura da primeira Apple Store no Brasil, onde já temos clientes de longa data e esperamos conquistar muitos outros a cada dia. Mal podemos esperar para oferecer a experiência única de varejo da Apple às pessoas do Rio de Janeiro e aos clientes de toda região”, disse a companhia na época.
Atualmente, as lojas de produtos da Apple no Brasil – como A2U, iPlace e iTown – são terceirizadas junto a parceiros de varejo.
A loja será no estilo “pavillion” — segundo o jargão da empresa — com apenas um andar e uma longa fachada curva. “É uma das poucas lojas que temos desse tipo no mundo inteiro”, afirma Oppenheimer. “Trata-se de um conceito baseado em dois espaços, sendo o da frente dedicado à experimentação dos produtos e o de trás concentrando venda de acessórios e prestação de serviços”.
A Apple Store do Rio oferecerá 140 produtos para degustação, entre Macs, iPads, iPhones e iPods. O Genius Bar — tradicional espaço nas lojas da empresa onde os clientes recebem aconselhamento, instruções de configuração, serviços e reparos em seus aparelhos — terá um balcão de 7,6m.
O Brasil é o 15º país no mundo a ter uma Apple Store. Atualmente, a empresa conta com 422 lojas próprias nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Canadá, Itália, Austrália, China, Suíça, Alemanha, França, Espanha, Hong Kong, Holanda e Suécia e somando com a do Brasil serão 423.
Galeria de fotos:
Fotos de Graça Paes/Portal Aib News
Apple Store VillageMall
Avenida das Américas, 3.900 – Barra da Tijuca
Rio de Janeiro, RJ
FUNCIONAMENTO : De segunda à sábado: 11h às 23h
Domingo de 13h às 21h