Início Plantão Barra PLANTÃO BARRA: Reunião mensal do 31º CCS, mais uma vez, ressalta...

PLANTÃO BARRA: Reunião mensal do 31º CCS, mais uma vez, ressalta a importância do Boletim de Ocorrência

Por Graça Paes, RJ

 

Reunião de março do 31º CCS

 

Na manhã de segunda-feira, dia 11 de março, foi realizada a reunião mensal de março, do 31º Conselho Comunitário de Segurança – 31º CCS, na sede do Barralerta, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Durante o encontro vários assuntos foram tratados entre eles o aumento no efetivo policial, carência de câmeras da CET-RIO, troca-troca de delegados, entre outros. 

 

 

Participaram da reunião o presidente do 31º CCS  Sr. Renato Rocha, depois substituído na mesa pelo vice-presidente Roberto Silva, o comandante do 31º BPM (Recreio) o tenente-coronel Amaral, o inspetor Lucas, representando o comandante da 4ª Guarda Municipal da Barra, o presidente da Barralerta, Kleber Machado, o delegado da 42ª DP Carlos Henrique, o novo delegado da 16ª DP da Barra, Fábio Costa, o sub-prefeito da Barra e de Jacarepaguá, Tiago Mohamed, Dr. Agostinho Teixeira, presidente da Comissão de Assuntos Institucionais da OAB – Barra, o comandante Camargo do Gerenciamento de Conselhos de Segurança do Rio de Janeiro, representantes de associações civis e comunitárias da região,  entre outros.

 

 

Comandante Amaral

 

O comandante Amaral, do 31º BPM abordou a questão do policiamento na região, da importância do registro policial em caso de toda e qualquer ocorrência para controle da mancha criminal na Barra e no Recreio.  Ele também destacou o preparo da corporação no atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica, o porque não se deve omitir este tipo de crime. Indepemndente das delegacias serem especializadas como atendimento à mulher, como DEAM, em toda e qualquer delegacia policial existem policiais preparados para o atendimento à mulher vítima de violência. 

 

 

 

Dr. Fábio Costa, o novo delegado da 16ª DP da Barra da Tijuca

 

No que tange as delegacias, o Dr. Carlos Henrique, que saiu da 16ª DP e foi para a 42ª DP, no lugar da Dra. Adriana Belém, apresentou o Dr.Fábio Costa que assumiu a 16ª DP. Este por sua vez também ressaltou a importância de ir até uma delegacia policial e registrar uma ocorrência. Ele, inclusive, ainda informou aos presentes sobre o serviço de “HORA MARCADA – PRÉ REGISTRO DE OCORRÊNCIA”. Na página da policia civil do Rio de Janeiro (http://www.policiacivil.rj.gov.br/form/denuncia.asp#) através deste endereço eletrônico é possível fazer denúncia de bairro, comunicar extravio ou encontro de documentos, descobrir o CEP de uma localidade dentro do Estado do Rio de Janeiro. Este serviço é permitido para todos os cidadãos fluminenses e turistas nacionais ou estrangeiros que porventura estejam em trânsito por um dos municípios do Rio de Janeiro.   O programa recebe dados da vítima e da ocorrência, e envia para o e-mail cadastrado data e horário para ir à unidade policial mais próxima. A ocorrêencia é recebida por um policial que vai finalizar o registro com mais detalhes, corrigir informações e pegar a cópia do procedimento, sem precisar esperar pelo atendimento em filas. Em alguns casos, a pessoa pode imprimir o registro final em casa.  “O programa registra todo o tipo de ocorrência policial, com exceção de roubos de carros e homicídios” – disse o delagado.   

 

Dr. Kleber Machado

O presidente da Barralerta, Dr. Kleber Machado defendeu o pleito da construção do Fórum do Recreio, que muito irá viabilizar o atendimento do Forum da Barra da Tijuca, que já se encontra com um número muito grande de processos, o que dificulta os atendimentos.

 

O biólogo Marcelo Mello defendeu as questões ambientais solicitando mais atenção ao tema nas próximas reniões do 31º CCS.

 

 

A próxima reunião do 31º CCS será dia 8 de abril, no condomínio Rio 2, na Barra da Tijuca.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Ano passado denunciei no CCS que alguns CEPs não constavam no site do DEDIC.
    Na época prometeram verificar e corrigir, mas até hoje nada…
    De que adiantam essas reuniões então???

Comments are closed.