Início Plantão Barra Plantão Barra: Vila do Pan preocupa moradores

Plantão Barra: Vila do Pan preocupa moradores

Rachaduras e afundamento de  ruas causam transtornos

Os jogos Pan Americanos aconteceram no Rio, em 2007, e com eles, um legado de obras foi deixado pela cidade, umas das mais importantes foi o condomínio chamado de Vila do Pan, que abrigou atletas e comitivas durante os jogos, posteriormente realizando o sonho da casa própria de diversas famílias.

Em 2006, um ano antes da realização dos jogos, 1.300 unidades de apartamentos foram vendidas em só dia, de um total de 1.480 colocadas à venda.  Porém, o sonho de muitos acabou por se tornar um pesadelo, tendo em vista que a empresa que ganhou a licitação (Agenco), e que ficou responsável pelas obras do local, inclusive a infraestrutura ao redor do condomínio, veio a falir. Atualmente, a Vila apresenta diversos e sérios problemas, como: ruas com afundamento e rachaduras, postes de iluminação tortos, portões de blocos empenados, entre outros.

Na manhã de sábado, dia 30 de abril, aproveitando a presença do prefeito Eduardo Paes, de diversos secretários municipais e vereadores, um grupo de moradores foi até a solenidade de inauguração do primeiro viaduto da Transoeste munidos de faixas e cartazes para protestar. Após ouvir os manifestantes, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, decidiu intervir. “Essa é mais uma daquelas pendências do Pan que herdamos do meu antecessor. A prefeitura vai levantar os custos antes de definir quando as obras serão realizadas, embora não esteja claro onde começa e onde termina essa responsabilidade. Já que esta é uma briga do meu antecessor com a extinta construtora Agenco”, declarou Paes.

Os moradores reclamam que as empresas contratadas pelo município para concluírem a base de sustentação do condomínio não finalizaram a obra, e que pelo fato do terreno estar  localizado numa área pantanosa, as estacas de sustentabilidade deveriam ter sido bem aprofundadas.

O chefe da Casa Civil Municipal, Luiz Antônio Guaraná, juntamente com o prefeito recebeu o manifesto que estava ilustrado com fotos e marcou uma reunião com os moradores nesta segunda, dia 2 de maio para discutir o que poderá ser feito pela prefeitura para atender as solicitações. O que já deu um ar de esperança a todos os manifestantes.

 

Fonte: AIB – Plantão Barra – Graça Paes