Início Plantão Barra Plantão – Inaugurada a Elevatória Lagoa da Tijuca

Plantão – Inaugurada a Elevatória Lagoa da Tijuca

Com as presenças do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do ex-ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, e do presidente da Cedae, Wagner Victer, foi inaugurada dia 12 de abril, às 10h, na Barra da Tijuca, a Estação Elevatória de Esgotos da Sub-bacia Lagoa da Tijuca. O sistema, capacitado para receber e transportar para a Estação de Tratamento da Barra o equivalente a 31,5 milhões de litros de esgoto por dia, recebeu investimentos de R$ 36 milhões, por meio do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental).

“A elevatória vai esgotar a Sub-bacia da Lagoa da Tijuca com 365 litros de esgoto por segundo. Isso significa valorizando dos prédios ao redor e melhoria na qualidade de vida da população. Em breve, começaremos as obras do sistema Península e Gleba F, em parceria com a Carvalho Hosken e RJZ Cyrella”, afirma o presidente da Cedae Wagner Victer.

De acordo com o ex-ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, “nos últimos três anos os recursos do Fecam foram aplicados em saneamento ambiental e criação de estações de tratamento e elevatórias, trazendo com isso saúde para a população e a redução da mortalidade de peixes nas lagoas do município”. Ainda segundo o presidente da Cedae, o Ministério Público irá fiscalizar a ligação dos condomínios à rede da companhia e aqueles que não se conectarem serão autuados por crime ambiental.

A estação irá beneficiar, nessa fase, a maternidade Leila Diniz, o Hospital Lourenço Jorge, os Centros Empresariais Barra Trade, Barra Shopping, Universidade Estácio de Sá, Supermercados Carrefour e Wal Mart, Fórum da Barra, Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen e os Condomínios Le Mond e Le Parc.

O governador Sérgio Cabral ressaltou a tecnologia de ponta usada na construção da elevatória subterrânea. “O sucesso dessa obra se deve à excelente parceria entre a Cedae e o Governo do Estado, aos profissionais envolvidos no processo e na seriedade com que se aplicam os recursos do Fecam”, comentou Cabral. A estrutura recebeu uma placa em homenagem ao engenheiro Maurício Abramant Guerbatin, falecido recentemente e um dos pioneiros na luta pela causa ambiental no bairro.

Fonte: Margareth Santos – AIB