Início Plantão Barra Plantio de mudas no Parque Marapendi

Plantio de mudas no Parque Marapendi

Por iniciativa do Rotary Avenida Ayrton Senna, Henrique Rocha, o aluno que calculou a poluição anual produzida por sua  escola, o CIEI, e calculou também em 119 o número de árvores que o CIEI terá que plantar anualmente para neutralizar a sua própria poluição, vai cumprir o trato em nome do CIEI às 10 horas da manhã da próxima 5ª.feira (depois de amanhã), 02 de julho, no Parque de Marapendi, na companhia de 4 alunos carentes da ORGANIZAÇÃO SURFE DO BRASIL, ong do Recreio que mantém com o CIEI uma parceria social baseada na permuta de aulas de reforço escolar (CIEI) por aulas de surfe, dadas pelos pequenos instrutores carentes da OSURFE, que vai ser aprofundada neste e nos anos seguintes.
                         
Henrique vai ensinar essas crianças a cavar a terra e assentar as mudas, uma a uma. Uma lição para levar pra casa e ensinar seus pais ou responsáveis a amar este planeta. O ambiental e o social juntos, numa ação que pede a reflexão de toda a sociedade. Afinal, todos poluimos e todos podemos plantar árvores em algum lugar do planeta para compensar o prejuízo que causamos ao ambiente. Como, aliás, fazem as nações altamente poluidoras, adquirindo créditos de Carbono provenientes de projetos de reflorestamento feitos por terceiros em diferentes partes da Terra para terem o direito de continuar a produzir e a poluir.
 
Na opinião da diretora do CIEI, Claudia Stadelmann, o projeto do Henrique lança uma semente na consciência ambiental da sociedade, que, na sua opinião, talvez ainda não esteja preparada para assimilar e pôr em prática essa lição simples e sábia, mas recorda :  “água mole em pedra dura tanto bate até que fura… e a participação dos meninos da OSURFE enriquece a cerimônia pelo simbolismo do ato, que ganha assim uma dimensão social.”  A professora Claudia adiante que a cada ano, todos os alunos do 9º Ano do CIEI fazem um projeto pessoal como esse do Henrique. O Projeto Pessoal é iniciado com a entrega de uma apostila, algumas explicações e depoimentos sempre no final do 1º semestre, antes de entrar de férias. Os projetos serão apresentados em dezembro.  “Novos talentos vêm aí seguindo as pegadas do Henrique”, prognostica a professora.   
 
Marta Tremper, presidente  do Rotary Clube Rio de Janeiro Av. Ayrton Senna, diz que o exemplo do Henrique Rocha deveria ser seguido por outras escolas porque “é muito importante partir de uma escola o exemplo de combate ao aquecimento global.”  Marta
lembra que o Rotary pretende levar o aluno do CIEI para fazer palestras nas escolas municipais da região da Barra para incentivar o plantio de mudas conforme o método que ele criou, com o estímulo de seus pais, que são ambientaliostas. O trabalho do Henrique está no site www.rotary.org , na revista Rotária e na grande corrente na Internet pelo mundo através de todos os governadores e presidente do Rotary.
 
Para o empresário José Maria Herdy, que doou as mudas de seu horto em Guaratiba,
“todos podemos entrar nesse combate. Plantar essas sementes no Parque de Marapendi, com a presença da mídia, vai ter um efeito multiplicador e inspirar muitas pessoas em postos de comando a tomar uma atirtude como essa”, assevera.
 
Abilio Fernandes, gestor do Parque de Marapendi, anfitrião da cerimônia, tem esperança de que a aula do Henrique seja assistida e reproduzida em seus territórios por empresas, condomínios, shoppings, supermercados, fábricas etc. “Todos nós devemos ter mais consciência e preocupação sobre a poluição produzida e como neutralizá-la. As pequenas mudas nativas da Mata Atlântica que o Henrique vai plantar com os garotos da OSURFE um dia serão florestas  cobrindo os vazios das ruas das cidades, uma árvore na frente de cada casa, gerando sombra para reduzir e enfrentar o calor, e sequestrando carbono para o bem da humanidade”, encerra. 

Fonte: O Surfe