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Plataforma tecnológica transforma o Porto Maravilha em bairro conectado

Fotos: Paula Johas

 

A Prefeitura do Rio e a Cisco apresentaram dia 6 de julho no Museu do Amanhã, na Zona Portuária, a plataforma tecnológica instalada no Porto Maravilha que transforma a região em um laboratório urbano vivo e exemplo de bairro digitalizado. Como parte do Programa de Inovação Urbana da Cisco, a plataforma conectada agrega 15 soluções urbanas inteligentes, fomentando o empreendedorismo e a inovação social, além de criar a conexão segura para agentes do governo operarem na região.

 

 

– A Cisco está aproveitando esse ambiente que a prefeitura está criando para lançar uma série de plataformas que permitem a qualificação de diversos serviços públicos como, por exemplo, a drenagem na região, onde os ralos já contam com cestos que vão recolher parte das sujeiras e através de um chip informam a hora de limpar. Isso nos permite antecipar eventuais problemas que possam surgir. Isso aqui serve de laboratório para toda a cidade de como fazer uma gestão mais inteligente e mais eficiente dos recursos e para ajudar as pessoas a viverem melhor – destacou o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, Alberto Silva.

 

 

 

As soluções inteligentes conectadas a esta plataforma permitem que cidadãos e visitantes do Porto Maravilha se conectem, inovem e tenham um maior engajamento com o Rio, além de oferecer à cidade mais  ferramentas para sua operação, planejamento e tomada de decisões. Toda esta gama de serviços e aplicativos focados em mobilidade, colaboração, turismo, meio ambiente, acessibilidade, fomento à inovação e planejamento urbano foi viabilizada por meio da instalação de uma rede Wi-Fi urbana, um datacenter e uma plataforma colaborativa para os cidadãos, dedicados ao Porto Maravilha. Já o Wi-Fi público gratuito na região, cobre, atualmente, uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados, incluindo a Praça Mauá (através de hotspots) e a Orla Conde, entre os armazéns 1 e 8.

 

 

 

O presidente da Cisco Brasil, Laercio Albuquerque, explicou que cidade inteligente é aquela que foca em qualidade de vida e onde o ser humano é colocado como prioridade:

– O cidadão torna-se o protagonista de uma cidade digitalizada e integrada. Um exemplo de cidade inteligente e humana é aquela que possibilita a criação de serviços para o cidadão se conectar com seu bairro, com o governo, com as diferentes comunidades e com a estrutura física da cidade. Com estas iniciativas de inovação urbana, queremos que a tecnologia permita que visitantes, moradores e empreendedores do Porto Maravilha explorem todo o potencial da região e que a experiência vivida aqui possa servir como exemplo de inovação urbana para cidades do Brasil e do mundo.

 

 

 

Esta plataforma foi desenhada e arquitetada para conectar governo, cidadãos e visitantes, criando um ciclo virtuoso de inovação e melhorando a operação urbana da região. Com isso, o Porto Maravilha terá mais atrativos, trazendo ainda mais valor ao histórico processo de transformação impulsionado pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 

 

 

A parceria, por meio do Programa de Inovação Urbana da Cisco, também contempla a instalação de quiosques interativos, que proporcionam de maneira eficaz de engajamento dos cidadãos e visitantes, por meio de informações como localização das principais atrações, mobilidade, serviços públicos e agenda cultural. Quatro deles estão em locais estratégicos do Porto Maravilha.

 

 

 

Com telas sensíveis ao toque, os quiosques oferecem experiências interativas para melhor explorar a região e suas atrações, como “Felicitômetro”, que disponibiliza em tempo real um ranking dos locais com maior “nível de felicidade” no Porto Maravilha, por meio do monitoramento de mensagens postadas nas redes sociais.

 

 

 

Os turistas e cariocas também estão sendo beneficiados pelo programa com postos avançados de atendimento, denominados de “Rio City Info”, que os conectam com uma central especializada de atendimento da Riotur. Através da solução Cisco Remote Expert, eles podem interagir e trocar informações com agentes da Riotur, reproduzindo a experiência de um atendimento presencial. A solução Cisco permite selecionar o idioma no qual o turista gostaria de ser atendido (português, inglês ou espanhol), redirecionando-o para o agente adequado da central de atendimento.

 

 

 

Além do posto do “Rio City Info” já disponível na Praça Mauá, também serão instaladas outras unidades até o início de agosto no Aeroporto Santos Dumont, na rodoviária Novo Rio e no Rio Media Center, centro de mídia que receberá jornalistas de várias localidades durante o período dos Jogos Rio 2016.

 

 

A rede Wi-Fi Porto conta com ferramentas de análise de presença (Analytics) que fornece informações sobre fluxo e concentração de pessoas, além de dados demográficos dos usuários. Ao analisar as tendências de frequentadores da região, esses dados irão ajudar a melhorar a gestão e a tomada de decisão no Porto Maravilha, como a criação de novos serviços para a cidade e para os cidadãos.

 

 

 

Também foram instaladas sete estações de sensoriamento ambiental, com 11 tipos de sensores que informarão ao Centro de Operações do Rio (COR), em tempo real, dados ambientais colhidos na região. Assim, a prefeitura terá acesso a informações mais precisas e poderá tomar as medidas para mitigar riscos na região com base em diferentes indicadores.