Início Plantão Rio PM reforça patrulhamento nas zonas oeste, norte e região metropolitana

PM reforça patrulhamento nas zonas oeste, norte e região metropolitana

Mil trezentos e sessenta e cinco policiais militares por dia começam, a partir deste domingo (1/07), a reforçar o patrulhamento ostensivo nas zonas Norte e Oeste da capital, na Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana. Os policiais foram contratados pelo RAS,Regime Adicional de Serviço, para trabalhar em turnos de oito horas por dia,quando estiverem de folga, não podendo ultrapassar o total de 96 horas de trabalho por mês. O RAS foi adotado recentemente na conferência Rio+20, onde 3 mil policiais militares e civis realizaram turno adicional de serviço.

 

Para viabilizar o reforço nestas áreas, que abarcam 13 batalhões de polícia, o Governo do Estado investirá mensalmente aproximadamente R$ 6,1milhões. A escolha das unidades contempladas levou em consideração as necessidades de efetivo, a extensão territorial e indicadores de criminalidade.

 

O reforço de policiamento nestas localidades nãotem data para acabar, mas poderá ser reduzido gradualmente, à medida que a Polícia Militar consiga formar novos policiais para compor o efetivo permanente desses Batalhões.

 

– Vários Batalhões estão com efetivo abaixo do necessário e as estatísticas mostram que, quando isso acontece, a criminalidade aumenta. Com esse reforço, que é inédito na história da PM, esperamos reduzir a criminalidade dessas regiões num prazo bem curto – disse o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame.

 

Na Baixada, 491policiais/dia estarão realizando o policiamento ostensivo em Nova Iguaçu,Mesquita, Nilópolis, Duque de Caxias, Imbariê e São João de Meriti, entre outros locais.

 

Dos batalhões da zona Norte sairão 312 policiais/dia para garantir a segurança em lugares como Madureira, Oswaldo Cruz, Rocha Miranda, Vista Alegre, Irajá, Pavuna, Costa Barros, Acari, Anchieta, entre outros bairros.

 

Duzentos e oitentae cinco PMs vão atuar diariamente nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz,Jacarepaguá, Senador Camará, Guadalupe, Realengo, Padre Miguel, Bangu e Paciência.

O 7º BPM, que atende São Gonçalo, Neves, Alcântara e Rio do Ouro, vai direcionar para o patrulhamento ostensivo mais 97 policiais/dia, e em Niterói, o 12º BPM receberá180 PMs/dia, com o objetivo de substituir parte do reforço recebido no início do ano, composto por novos policiais em estágio que, em breve, serão destacados para compor o efetivo de novas UPPs. Assim, o total de soldados de reforço que o 12º recebeu não será reduzido.

 

Fonte: Governo do Rio