A Polícia Militar intensificou o treinamento de sua tropa para reforçar a segurança do Rio de Janeiro durante grandes eventos, como a conferência Rio+20 e a Copa do Mundo de 2014. Cerca de 80 policiais dos batalhões de Choque (BPChoq), de Operações Policiais Especiais (Bope), e de Ações com Cães, e do Regimento de Polícia Montada apresentaram nesta sexta-feira (9/12), na sede do BPChoque, no centro do Rio, as técnicas que aprenderam com a Polícia Nacional da França.
No treinamento, os policiais se especializaram em controle de tumultos, segurança em estádios e manutenção da ordem pública. Durante duas semanas, a tropa também aprendeu técnicas para agilizar o atendimento médico de emergência às vítimas e aos policiais atingidos por manifestantes.
– O intercâmbio com a Polícia da França, que começou ainda em 2009, ajudou a aperfeiçoar a atuação dos policiais militares na área urbana, em eventos e locais com grande concentração de pessoas. O objetivo do curso é desmobilizar manifestantes agressivos e incluir práticas utilizadas em outros países na corporação – afirmou o relações pública do Batalhão de Choque, tenente Alexandre Lima Ramos.
Troca de experiências entre as polícias
Segundo um dos comandantes da Polícia Nacional da França, coronel Christian André, a corporação francesa pretende adotar táticas do Batalhão de Choque, que trabalha em conjunto com a Polícia Montada e o Batalhão de Ações com Cães. O coronel elogiou a performance dos policiais durante as aulas de qualificação e afirmou que gostaria de ampliar a parceria com o Estado do Rio.
– Queremos continuar trocando experiências com a Polícia do Rio de Janeiro. No curso, mostrei aos policiais como agimos em manifestações na França. Os alunos são muito interessados e demonstram que querem evoluir sempre. Nós também aprendemos muito, principalmente sobre o quanto o apoio de animais é fundamental nesses casos – disse o coronel Christian André.
Técnicas serão aplicadas durante campeonatos de futebol
Em 2012, os policiais irão colocar em prática as ações que aprenderam no treinamento. A tropa da Polícia Militar começa a atuar nos estádios de futebol durante os campeonatos Carioca e Brasileiro. Além disso, o Batalhão de Choque já está desenvolvendo oito cursos para capacitar outras unidades da Polícia Militar.
Fonte: Governo do Rio