Início Plantão Brasil Polícia Civil do Rio de Janeiro vai receber curso sobre direito dos...

Polícia Civil do Rio de Janeiro vai receber curso sobre direito dos animais

adocaodeanimais

 

Os policiais civis do Rio de Janeiro vão receber um curso com orientações sobre os direitos dos animais. Esta iniciativa é inédita, e é uma parceria da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA), da OAB- RJ com o objetivo de capacitar agentes e delegados facilitando as investigações em caso de abandono e maus tratos.

 

adocao-de-caes

 

O presidente da CPDA da OAB -RJ, Reinaldo Veloso, afirma que há resistência nas delegacias para registrar casos desse tipo. “Na verdade, esse tipo de resistência ainda acontece e esta é uma das finalidades do curso que nós estamos fazendo em parceria com a Acadepol. Para qualificar os profissionais que trabalham nas delegacias da Polícia Civil de todo o estado, para que eles realizem um atendimento mais eficiente e quando surgirem queixas de maus tratos, o policial saiba qualificar essa queixa, registrar e fazer com que a investigação prossiga. A Polícia Civil é nossa parceira nisso e nós temos certeza que esse curso vai alcançar todas as delegacias e fazer bem para sociedade”, afirmou.

 

Para Veloso a disponibilização do curso representa apenas um passo na causa de proteção e defesa dos animais. “O ser humano precisa se adaptar, mudar sua maneira de entender porque os animais não estão aqui para servi-los. É preciso que as pessoas saibam que o animal sente fome,frio, medo, tem sentimentos. Isso está mudando e esse passo é muito importante nessa mudança”, disse.

 

 

CPDA da OAB-RJ

A Comissão de Proteção de Defesa dos Animais (CPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) -RJ é uma organização que visa desenvolver atividades voltadas ao bem estar animal com o apoio institucional a diversas entidades e programas de proteção animal, assim como as parcerias com entes que atuam defendendo a guarda responsável e os direitos dos animais. Presidida por Reynaldo Velloso, biólogo e advogado, ela trabalha com simpósios, congressos, palestras com temas educacionais de amor e preservação aos animais e seus direitos à vida. 

Reynaldo explica que é preciso estar constantemente em combate a crueldade, maus tratos e abandono, através de ações práticas como propostas de legislação mais severa, com penas apropriadas a cada caso, preservação da fauna silvestre, doméstica e marinha. Porém, as dificuldades são muitas. “O tema é novo, ainda carece de nova abordagem com a sociedade, que entende que as ações devem ser focadas em cães e gatos. A defesa, na prática, incluiu toda a fauna, como: silvestres, exóticos e domésticos. Precisamos de programas governamentais, de políticas públicas para os animais e de um apoio maior da imprensa, sem o qual dificulta o trabalho de conscientização”, explica.

 

Serviço: 

Lançamento do curso de orientação sobre os direitos dos animais. Parceria CPDA/OAB-RJ e Acadepol 

Dia: 12/11

Horário:11h.

Endereço: Plenário da OAB – RJ Av. Marechal Câmara, 150. 4. Andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ

 

Fonte: Comentário & Arte – Assessoria de Imprensa CPDA – OAB – RJ

1 COMENTÁRIO

  1. Importante a iniciativa, espero que consigam fazer com que a policia civil aceite os animais como parte da vida do ser humano, acho que estão perdendo a sensibilidade por estarem em constante relacionamento com o crime, abraçados com armas e adrenalina constante. Espero que aprendam a abraçar a causa e os animais.Já tem dois meses que registrei ocorrência no DPMA e não houve atendimento, a desculpa é que são só três para darem conta dos registros.

Comments are closed.