Por Eduardo Tavares*
Repórter Especial AIB
Policiais civis da 16ª DP (Barra) deflagraram na noite de domingo uma operação para reprimir o tráfico de drogas varejo e a baderna que acontece no entorno do Parque das Rosas, condomínio de classe média-alta localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste.
Seis flanelinhas que atuavam irregularmente e um motorista que fugiu da blitz foram deitos e levados para a 16ª DP. Com o motorista, os policias encontraram maconha.
A ação policial tomou como base as denúncias de moradores que também reclamavam da música alta que vem dos bares que funcionam no Shopping das Rosas, que fica nas proximidades do condomínio, e da presença de flanelinhas na Avenida Marechal Henrique Lott, acusados de incentivar o estacionamento irregular na praça localizada em frente aos prédios que fazem parte do Parque das Rosas.
– Há cerca de 20 dias já tocávamos uma investigação para chegar aos responsáveis pelas práticas ilícitas que ocorrem naquele local. Podem ter certeza de que as ações policiais doerão no calo de todos, inclusive no de alguns moradores que colaboram para que a ilegalidade se estabeleça ali – alertou Carlos Augusto Nogueira Pinto, delegado titular da 16ª DP (Barra).
Ele acredita que para acabar com a desordem no Parque das Rosas é necessário um esforço conjunto com a participação de outros segmentos, tanto do poder público quanto da sociedade. Segundo o delegado, o morador que presenciar qualquer atividade suspeita deve comparecer à 16ª DP sem receio e fazer sua denúncia.
– O denunciante terá sua identidade mantida no mais absoluto sigilo – garantiu Carlos Augusto. – As pessoas devem entender que, para o sucesso das ações policiais e a prisão dos traficantes, devemos colher provas concretas, sejam elas conseguidas através de filmagens ou por dados colhidos nos depoimentos dos moradores de bem. Policiamento ostensivo e ações de órgãos da prefeitura também ajudarão a acabar com a farra que acontece no Parque das Rosas.
De acordo com depoimentos de alguns moradores, durante a noite e as madrugadas de fim de semana, é comum encontrar pessoas consumindo drogas a céu aberto no Parque das Rosas.
– Já presenciei jovens fumando livremente maconha na calçada do condomínio. Percebi quando eles saíram de dentro do Shopping das Rosas e começaram a consumir a droga na maior cara dura – revelou um morador do edifício Rosa dos Mares, que não quis se identificar com medo de represálias.
Fonte: Polícia Civil