Início Plantão Rio Polícia Civil realiza treinamento para grandes eventos no Aeroporto Tom Jobim

Polícia Civil realiza treinamento para grandes eventos no Aeroporto Tom Jobim

 

 

A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, um treinamento tático preparatório para os grandes eventos que o Rio de Janeiro sediará como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A atividade faz parte do Curso de Capacitação de Operadores em Segurança de Grandes Eventos e Segurança Turística (Cogest) da Academia da Polícia Civil (Acadepol), que tem como meta capacitar profissionais da área tanto em nível de gestão como de operação. Sessenta alunos da terceira turma do curso assistiram à simulação com tomada de refém, que contou com a participação de aproximadamente 60 profissionais, entre policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) , membros do Esquadrão Anti-Bombas, além do Grupo Especial do Corpo de Bombeiros, de sua equipe de resgate, e de cães farejadores de explosivos. Um helicóptero foi usado na ação.

 

A simulação reproduziu o sequestro de uma delegação esportiva que chegou ao Brasil. Coagido por um grupo de terroristas o motorista do ônibus turístico sequestrou os representantes estrangeiros. No turno da manhã, a Polícia Civil simulou a chegada da delegação. Para garantir um saguão cheio e dificultar a atuação dos policiais foram convocados para a ação fictícia estudantes de uma escola de formação de vigilantes.

 

– Nosso objetivo foi treinar os alunos para que num ambiente prático eles possam aplicar todos os ensinamentos que receberam durante quatro semanas na Acadepol. A grande perspectiva também é promover a integração entre as forças de segurança para que garantamos uma cidade mais segura nos grandes eventos – disse a diretora da Academia da Polícia Civil, Jéssica Oliveira de Almeida.

 

De acordo com ela, o curso de Operadores em Segurança de Grandes Eventos e Segurança Turística (Cogest) já formou cerca de 200 alunos. A capacitação disponibiliza vagas para membros da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal, e para policiais militares e civis de outros estados e profissionais de concessionárias de serviços públicos como o Metrô, a Supervia, e a Infraero.

 

Lançado em maio deste ano, o curso é composto por quatro módulos: Básico, Especial, Gerencial e Operacional. A capacitação tem duração de um mês e 160 horas/aula. A Acadepol pretende formar até 2016 cerca de 2 mil especialistas em segurança de grandes eventos e segurança turística.

 

União de esforços

Aluno do curso, o diretor de Operações de Turismo da TurisRio, Marco Aurélio Paes, considera que a grande mensagem da capacitação é a relevância da integração entre as instituições.

– Este é um curso com muita parte teórica, de planejamento, para que nos preparemos para os grandes eventos. Mas a grande mensagem do curso é a integração entre as instituições para que possamos trazer mais segurança para os turistas estrangeiros e nacionais. A Secretaria de Turismo é parceira deste projeto através do Programa Integrado de Turismo. Não poderíamos estar fora disso – afirmou.

 

Para a representante do Departamento de Polícia Tecnocientífica do estado do Rio, Bianca Veiga, participar das disciplinas teóricas e assistir à simulação foi muito proveitoso:

– A intenção é construir para o Rio de Janeiro uma identidade operacional com as forças de segurança e as agências de água, luz, metrô, transportes. Isto é muito importante.

 

Governo do Rio