Início Plantão Barra Polícia Montada reforça a segurança na Zona Oeste

Polícia Montada reforça a segurança na Zona Oeste

 

Um novo modelo de policiamento tem sido testado há uma semana no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Além do efetivo do 31º BPM (Barra da Tijuca), o bairro ganhou o reforço de 27 cavalos. O Regimento de Polícia Montada (RPMont) está à frente do projeto-piloto, que abrange da Av. das Américas até a orla e entre o Recreio Shopping e o Barra World, incluindo o Parque Chico Mendes.

 

 

A implantação do projeto atendeu à demanda da corporação para ampliar a atuação dos policiais, se adequando à geografia do bairro, que tem espaços amplos e arborizados, e sem causar transtornos à população.

– A utilização do cavalo permite que o policial tenha uma visão privilegiada da área de atuação e que possa se deslocar mais facilmente, já que o Recreio é uma região plana. Esse modelo também promove uma interação maior com a comunidade, que aborda o policial para informar sobre movimento fora do normal – explicou o capitão do RPMont, Ricardo Alves.
 

 

 

Modelo

Ainda de acordo com o policial, em até três meses, o Regimento de Polícia Montada e o 31º BPM vão analisar os resultados do projeto-piloto e os impactos nos índices criminais, mas já foi possível notar um retorno positivo nos primeiros sete dias.

 

– Percebemos que houve um aumentou da repercussão do trabalho e outros batalhões já requisitaram a implantação do mesmo modelo para policiar áreas como Santa Teresa, Vila Valqueire, São Cristóvão e Fundão – afirmou o capitão.

 

 

Atualmente, a PM dispõe de 160 cavalos, que atuam, em escala, em áreas como Aterro do Flamengo e Centro.