Início Plantão Rio Policiais entram em campo para disputar a copa UPP de Futebol Society

Policiais entram em campo para disputar a copa UPP de Futebol Society

 

As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) terão o primeiro torneio de Futebol Society disputado, exclusivamente, por policiais militares. O início da competição será na próxima segunda-feira (7/5), no campo da UPP Vidigal. Por sorteio, na presença de diversos comandantes e representantes das equipes, foram definidos os grupos onde cada time irá disputar os seus jogos. Serão quatro grupos, cada um formado por seis equipes. O torneio possui o objetivo de promover a integração entre os policiais através do esporte.

 

 

Todos os participantes do evento participarão de uma confraternização. Os jogos serão realizados nas unidades do Salgueiro, Vidigal, Borel e Prazeres. Cada equipe relacionou 15 atletas e ficou estabelecido que todos os jogos acontecerão às segundas e terças-feiras, sempre a partir das 9h. Os comandantes das unidades estabeleceram critérios para que os atletas possam prestigiar a competição sem atrapalhar o bom andamento do policiamento nas comunidades. Os comandantes das UPPs Mangueira, capitão Leonardo Nogueira; Babilônia e Chapéu Mangueira, capitão Felipe Magalhães; Salgueiro, capitão Plínio de Macedo e Santa Marta, capitão Márcio Rocha estão escalados nos times que representam as comunidades onde atuam.

 

 

Serão premiados os três primeiros colocados, assim como o artilheiro do torneio. Os jogos terão dois tempos de 25 minutos por 10 de descanso e serão apitados por árbitros profissionais. Passarão para a fase seguinte as duas equipes mais bem colocadas dentro do grupo. Os times disputarão as partidas utilizando, obrigatoriamente, uniforme completo e numerado.

 

A expectativa é de que as equipes que fizerem a final da competição joguem no Estádio João Havelange, o Engenhão. A UPP Cidade de Deus participará com três equipes e, além disso, as mais novas UPPs do Estado – Fazendinha e Nova Brasília, no Complexo do Alemão – também participarão do torneio.

 

 

União dos policiais em outras modalidades esportivas

A união dos policiais das UPPs do Rio em torno do esporte não é nova. A equipe de Jiu-Jitsu UPP Rio, formada por 195 atletas de unidades pacificadas, se tornou, no dia 25 de março, a grande campeã do Circuito Mineirinho – da Federação Desportiva de Jiu-Jitsu. A conquista veio através da participação de crianças, adolescentes, adultos e policiais das diversas comunidades pacificadas que levaram seus atletas para competirem. São elas: Providência, Borel, Santa Marta, Cidade de Deus, Batam, Mangueira, Escondidinho-Prazeres, Cantagalo, Andaraí, Macacos e São Carlos.

 

 

A equipe UPP Rio foi idealizada e formada, exclusivamente, por policiais que atuam nos projetos esportivos desenvolvidos dentro das UPPs. A vitória na competição valorizou a ação dos profissionais que executam o papel de professores nas unidades em que trabalham e, acima de tudo, uniu as crianças e os adolescentes que esperam continuar disputando diversos eventos a nível estadual e até mesmo nacional.

 

Por ordem de sorteio, os grupos foram definidos da seguinte forma:

Grupo 1: Vidigal, Macacos, Turano, Tabajaras, São Carlos e Cidade de Deus B;

Grupo 2: Salgueiro, Batam, Fallet, Mangueira, Chapéu Mangueira e Cidade de Deus C;

Grupo 3: Borel, Providência, São João, Santa Marta, Coordenadoria de Polícia Pacificadora e Fazendinha;

Grupo 4: Prazeres, Cidade de Deus, Cantagalo, Formiga, Andaraí e Nova Brasília;

 

Fonte: Governo do Rio