Início Plantão Brasil Policiais Militares estão se preparando para atuar nas Olimpíadas Rio 2016

Policiais Militares estão se preparando para atuar nas Olimpíadas Rio 2016

 

Francês, coreano, italiano, árabe e russo, além de espanhol e inglês, são alguns dos idiomas entreouvidos no Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), em Copacabana. A unidade, que conta com 196 policiais, intensifica a preparação para os Jogos Olímpicos de 2016 e busca qualificar ainda mais seus homens na proficiência em uma segunda língua.

 

 

A vivência durante um ano em Paris permitiu que o segundo-tenente Yan Tarik, de 29 anos, cinco deles na PM, obtivesse fluência na língua francesa. Mas foi o interesse pessoal que o levou a começar um curso de russo, há cerca de três meses.

 

 

Já falava inglês e francês, mas queria aprender russo. Achava a língua diferente e comecei as aulas particulares. Os turistas ficam surpresos quando me comunicar no idioma. Muitos deles vêm para o Rio de Janeiro sem nem falar inglês e, por isso, é importante essa diversificação. Além das ocorrências, frequentemente ajudamos o visitante com informações, somos um pouco psicólogos também – disse o policial.

 

 

Filho de pai líbio, o soldado Adman Barcelos, de 29 anos, está cursando árabe. Na infância, morou no Líbano e, há um ano e meio, despertou para o interesse em estudar o idioma.

 

 

– Já no BPTur, trabalhei no Aeroporto do Galeão e, lá, tive algumas experiências com a língua. Atendi um casal de marroquinos que tinha perdido os documentos e não falava nada além de árabe. Nas duas situações, percebi que foi importante para os turistas ter um policial que pôde ajudá-los em sua língua nativa – afirmou Adman.

 

 

Segundo maior público entre os turistas europeus que desembarcam no Rio de Janeiro, os italianos têm no BPTur representantes de sua língua materna. Um deles é o tenente Marcus Machado Gomes.

 

 

– Uma vez, policiando uma trilha, ajudei um grupo de italianos que discutiam com a guia porque não queriam mais fazer o percurso. Só que ela não falava italiano e não conseguia entendê-los. Intervi na situação e consegui ajudá-los a resolver o imbróglio e a serem ressarcidos – contou Marcus, que faz aulas de italiano e também domina o inglês.

 

 

Batalhão reforça segurança em áreas turísticas (p.4) / BPTur é responsável pelo patrulhamento em locais como Copacabana – O atendimento a ocorrências relacionadas a turistas é apenas uma das frentes de trabalho do BPTur. Auxiliar os visitantes com informações e atuar no patrulhamento das áreas cobertas pela unidade também são funções do batalhão.

 

 

– Nossos homens têm plena capacidade para lidar com qualquer tipo de enfrentamento, mas têm essa qualificação a mais no trato com o turista e o conhecimento específico das áreas turísticas – ressaltou o comandante da unidade, tenente-coronel Mauro Fliess.

 

 

Segundo o comandante, parte dos policiais que atuam na unidade participou do Curso de Policiamento em Áreas Turísticas, que acontece em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e que oferece, entre outras disciplinas, noções de inglês ou espanhol.

 

 

– Já estivemos em três edições e queremos dar continuidade a isso. A PM também tem uma parceria com um banco para ensino desses dois idiomas e convênios com consulados – afirmou Fliess.