O ministro Nelson Jobim descartou a possibilidade da criação de uma ponte aérea no aeroporto de Jacarepaguá, em visita ao Rio Jobim falou que não tinha conhecimento das dificuldades que encontraria caso fosse criada essa rota.
A criação da ponte aérea no aeroporto de Jacarepaguá divide opiniões entre os moradores da região. Os do contra dizem que o local não é apropriado, o grupo a favor comenta como pouparia tempo.
A FAVOR
Segundo Henrique Augusto Cruz Santos: – mais uma vez os ‘politiqueiros’ apresentam falácias sobre essa excelente idéia da TEAM de implantar voos regulares ligando o Aeroporto de Jacarepaguá ao Campo de Marte em São Paulo. Nós moradores da Barra da Tijuca, ganharíamos algumas horas fora do engarrafamento (para não falar no custo da gasolina ou do táxi), melhorando a qualidade de vida. Perde-se de 1,5 a 2 horas para se ir da Barra ao Santos Dumont, no horário comercial, quando se tivermos que ir até o Aeroporto de Jacarepaguá, no máximo levamos uns 15 minutos. Gostaria que o Prefeito do Rio tivesse a mesma preocupação e fechasse as boites do denominado Baixo Barra (Nuth, Zero Vinte e Um, São Nunca etc…), que não só produzem ruído como perturbam a vida de nós moradores por conta dos carros estacionados sobre as calçadas, dos pseudos Valets Parkings, das brigas dos bêbados e drogados”.
O morador ainda faz algumas reivindicações:
“Eu quero o Metro implantado.
Eu quero as pistas de rolamento de veículos asfaltadas e não apenas remendadas.
Eu quero ordem na praia.
Eu quero os carros foras das calçadas.
Eu quero ciclovias e estacionamento para bicicletas.
Eu quero escola municipal funcionando.
Eu quero Hospital Público funcionando com os médicos ganhando salário digno”.
Outro que também se mostrou a favor da idéia foi o Luiz Felipe Lopes de Sousa: – A idéia da Ponte Aérea na Barra é excelente. Nada pode ser mais terrível do que um governo que é contra os benefícios da comunidade. Deviam se preocupar em acabar com os mosquitos, trazer o Metrô para a Barra, acabar com o excesso de ônibus, fazer novas vias de trânsito, túneis, viadutos etc. Não ficar contra algo que só trará benefícios, falou ele
CONTRA
Castrinho, presidente do 31º CCS da a idéia de usar helicópteros " Porque em vez de ponte aérea Rio (Barra)/ São Paulo, não se faz uma ponte aérea Barra/ Tom Jobim , Barra / Santos Dumond incluindo na passagem esse trajeto , que deveria ser feito por helicóptero.Não sei não é só uma idéia"
Marcelo Dias diz: " Benefício por benefício, os moradores de Bangu, Santa Cruz, Realengo, Sepetiba e tantos outros bairros teriam o mesmo direito dos da Barra. De novo: o povo da Barra olha apenas para o próprio umbigo, sem pensar nas consequências. Enquanto gente assim ainda tiver voz, a região permanecerá ignorada pela cidade. Uma coisa é um avião pousar no Galeão, onde há uma vila militar com casas e prédios baixos, de até quatro andares. Outra é aproximar-se de uma cabeceira com edifícios de 15, 20 andares no seu entorno, com hospitais, shoppings etc. Vale a pena o risco de uma tragédia assim? Vale a pena a preguiça de se dirigir ao Santos Dumont ou ao Galeão? De carro, levo meia hora, a uma velocidade média de 90km/h, até o Centro e 20 min ao Galeão, num bom horário sem rush. Sejamos menos egoístas, pelamordideus. O discurso aqui é tão esclerosado que os mesmos que querem isolar o bairro, mantendo-o como o recanto que era nos 60s também querem um aeroporto e duas linhas do metrô, a quintessência do desenvolvimento urbano".
Novamente, é preciso se definir. Metrô, ok. Mas querer avião já é demais
Fonte: Ouvidoria da Barra