O mais novo cartão-postal do Rio de Janeiro, a Ponte do Saber, ganhará uma iluminação monumental até o fim deste mês. Os cariocas que passam próximo à primeira ponte estaiada da cidade, no Fundão, acompanharam nesta quarta-feira (17/10) o início dos testes para a instalação das luzes de cor gelo.
Projeto do maior especialista em luminotécnica do Brasil, Peter Gasper, a iluminação irá ressaltar a obra e o desenho do pilar, inspirado no biguá, um pássaro frequente na região. A ponte – que faz parte do caderno de encargos do Governo do Estado para os Jogos Olímpicos de 2016 – receberá as mesmas cores de outro ponto turístico do Rio, o Cristo Redentor.
– A Ponte do Saber ganhará as luzes especiais a partir das 18h. Depois que for inaugurada, a iluminação ficará sob a responsabilidade da Prefeitura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assim como já acontece com a sua manutenção – afirmou o subsecretário do Ambiente e responsável pelas obras de recuperação ambiental do Canal do Fundão, Antonio da Hora.
A cada uma hora, cerca de mil carros transitam pela ponte
Além de embelezar a paisagem carioca, a ponte construída sobre o Canal do Fundão e de 780 metros de extensão está ajudando a desafogar a saída da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, para a Linha Vermelha. Construída em concreto branco, a ponte faz parte do plano diretor da UFRJ e o Programa de Revitalização do Canal do Fundão, financiado pela Petrobras, e realizado em parceria com a Secretaria do Ambiente.
– Atualmente, transitam pela ponte por hora de 800 a mil veículos na parte da manhã. A iluminação, além de deixar a Ponte do Saber mais bela, irá dar uma sensação maior de segurança a esses motoristas e também aos estudantes e professores do campus – disse o prefeito da UFRJ, Ivan Ferreira Carmo.
Governo do Rio