A tecnologia tem ajudado a Secretaria de Saúde (SES-RJ) a monitorar a falta de funcionários nos plantões de hospitais e UPAs da rede estadual. A medida começou a ser adotada em 2009 e, hoje, há 23 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dez hospitais estaduais equipados com pontos biométricos. A aferição vem reduzindo o número de faltas nos plantões médicos e melhorando a transparência para a população, que pode cobrar da Secretaria e também do profissional a sua presença nas unidades de saúde. Quando o sistema começou a ser implantado havia registro de até 45% de faltosos, hoje a média é de 12% nas UPAs e 0,5% nos hospitais da rede estadual.
Os equipamentos registram a entrada e saída dos profissionais apenas com a identificação de sua impressão digital e evita que pessoas não habilitadas pela SES-RJ façam o plantão no lugar dos funcionários das equipes. Além disso, os pacientes que vão às UPAs podem conferir nos monitores das salas de recepção o nome dos profissionais escalados e quem está ausente.
A Superintendência de Recursos Humanos tem um Centro de Coordenação e Controle que monitora em tempo real as unidades, controlando o cumprimento das escalas, inclusive nos fins de semana e feriados, possibilitando intervenções para minimizar os problemas. O sistema, inédito no serviço público do país, permite ainda que equipes da Secretaria acompanhem o fluxo de pacientes nas salas de atendimento e possíveis remoções para outras unidades.
Todas as faltas são analisadas e os profissionais têm de 48 horas a uma semana para entregar o pedido de licença médica, dependendo da função. A partir daí, os atrasos e faltas são descontados em folha e as punições disciplinares variam de acordo com o regime de contratação de cada funcionário. Equipes de monitoramento da Secretaria realizam, constantemente, vistorias nas unidades, em horários variados para saber como está o funcionamento e qualidade do atendimento.
Prêmio
O Sistema Informatizado de Controle de Escalas de Serviço (Sices), responsável pela implantação do ponto biométrico, deu à Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES) o Prêmio InovaSUS, entregue pelo Ministério da Saúde, em fevereiro de 2012.
Como acompanhar e denunciar
A população também pode acompanhar as escalas de plantão pela internet. Os nomes dos profissionais escalados são disponibilizados, todos os dias, no site da Secretaria, onde é possível fazer buscas por unidades e por dia: http://aplicgestao4.saude.rj.gov.br/escalahospitalar/consultapublica/hospitalar.aspx?tipounidade=2
As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria da SES-RJ, no telefone 0800 025 55 25 ou pelo email [email protected]. O atendimento presencial ou endereço para correspondências é Rua México, 128, sala 514, Centro, das 9h às 17h.
Governo do Rio