Início Plantão Barra Portal do Arquivo Geral da Cidade traz pesquisa e fotos de cinemas...

Portal do Arquivo Geral da Cidade traz pesquisa e fotos de cinemas de rua no Rio

Sabe aquele tempo em que não existia cinema dentro de shopping? Quem viveu pode recordar, e quem só conhece isso de ouvir falar tem agora a chance de descobrir onde pais, mães e avós assistiam a filmes na telona. O calendário 2019 do portal do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ), vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, traz uma pesquisa histórica sobre cinemas de rua no Rio de Janeiro.

 

 

O material, disponível no link do Arquivo Geral da Cidade, permite que as imagens sejam salvas como fundo de tela nos computadores. Uma versão em formato jpeg será enviada mensalmente por e-mail junto ao Boletim Sebastião, editado pelo AGCRJ, para que mês a mês sejam apreciadas as imagens e conhecida a trajetória de cada cinema de rua carioca que foi pesquisado. As  fotos também podem ser impressas.

 
 
 
 
CINEMA DESDE 1896
A pesquisa começa em 1896, na Rua do Ouvidor, local da primeira exibição de um filme no Brasil. Há também material de dois anos depois, com imagens em movimento e filmagens panorâmicas da Baía de Guanabara. No início do século XX, surgiram no Rio os primeiros cinemas de rua: o Pathé, na Avenida Central (hoje Rio Branco), e o Íris, na Rua da Carioca, com filmes, shows de variedades e teatro de revista como atrações para os espectadores.