Início Plantão Rio Portal Rio Contra Dengue está de cara nova

Portal Rio Contra Dengue está de cara nova

Rio Contra a Dengue

A página na internet do Rio Contra Dengue, programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, mudou. Desde a semana passada, quem acessa www.riocontradengue.com.br poderá conferir as novidades no layout e na usabilidade – mais leve e organizada –, mas não se limita a apenas isso. Os recursos de acessibilidade, por exemplo, também foram otimizados, facilitando a navegação do usuário com necessidades especiais. Além da possibilidade de aumentar e diminuir a fonte de leitura o novo site foi desenvolvido para melhor leitura por browsers específicos para deficientes visuais.

 

Mantendo o caráter informativo e de serviço, o portal tem agora em destaque seções específicas para os interesses da população e para os profissionais de saúde. Na seção dedicada à população, um dos principais destaques do novo projeto, é possível encontrar as principais dicas sobre prevenção à dengue. O cidadão tem, por exemplo, uma área própria explicando como deve manter suas casas livres do mosquito – afinal, como a Secretaria de Estado de Saúde sempre reforça, 80% dos focos estão nos domicílios e, por isso, o engajamento da população é fundamental para conter a epidemia da dengue.

Além disso, há ainda outra seção dedicada a orientar quem suspeita estar com a doença. Em “Estou com dengue” estão concentradas informações objetivas, claras e acessíveis sobre sintomas, sinais de alerta e hidratação, além de informações sobre o que fazer e aonde ir em caso de suspeita de dengue. Informações detalhadas, também, para os profissionais de Saúde. Eles têm uma sessão própria com informações de como proceder em casos de dengue.

Os 10 Minutos Contra Dengue no portal – Como não podia deixar de ser, a página dá destaque à campanha 10 Minutos Contra Dengue. Lançada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em setembro de 2011, ela tem como objetivo estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas. Para ajudar a população nisso, o Rio Contra Dengue oferece a possibilidade de realização de um checklist online e disponibiliza materiais diversos para download, além de fornecer informações sobre o mosquito transmissor, seus criadouros e as formas de eliminá-los. Por meio das redes sociais, a população também é orientada com informações e dicas de prevenção, além de poder interagir e tirar suas dúvidas sobre questões relacionadas à doença.

Redes sociais e interatividade – A campanha está presente nas mídias sociais como o Twitter, Facebook, Youtube e Orkut. A interatividade também ganhou um espaço especial no novo projeto. Para estimular a participação de todos no combate à dengue, ela traz vídeos, quiz, tirinha e, o destaque, uma websérie. Especialmente produzida para o Rio Contra Dengue, a websérie trará, em oito episódios, informações sobre o tratamento da dengue de uma forma diferenciada e inédita. Também na seção de interatividade estão as histórias de O Mosquiteiro. O personagem criado para mobilizar, alertar e informar a população ganhará uma revista eletrônica com novas histórias.

Por falar em interação, o projeto do novo portal Rio Contra Dengue manteve a transparência no atendimento á população por meio do Fale Conosco, que tem o compromisso de responder as mensagens dos cidadãos em até 48 horas. As matérias de destaque e as notícias do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo também continuam. Com atualização frequente elas levam a todos os públicos do portal informação atualizada e relevante.

 

Fonte: Governo do Rio