Início Plantão Brasil Potencial de Construção Naval Brasileiro atrai investidores internacionais

Potencial de Construção Naval Brasileiro atrai investidores internacionais

Em busca de mercados não impactados pela crise econômica mundial, investidores internacionais voltam seu foco para o potencial de crescimento e a estabilidade da economia brasileira, especialmente no que se refere à construção naval.

 

 

Atualmente, 386 projetos, entre plataformas de produção, navios, petroleiros, barcaças fluviais, empurradores fluviais, rebocadores portuários entre outros, estão em andamento no País. A ideia é que até 2015, segundo expectativa do Sinaval, a capacidade de embarcação brasileira aumente em 6,9 milhões de TPB (toneladas de porte bruto).

 

 

A demanda na cadeia de prestadores de serviços e equipamentos para a indústria naval é intensa no Brasil. Em 2012, dois novos estaleiros entraram em operações, o Aliança Offshore, em São Gonçalo (RJ), e o Estaleiro Inhaúma, no Rio de Janeiro, e mais quatro tiveram as obras iniciadas, em São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rio. Ao todo, a indústria naval gera 58 mil empregos diretos, sendo 47,71% no estado do Rio de Janeiro.

 

 

O crescimento doméstico aliado ao boom do pré-sal fazem crescer os olhos de quem está em mercados mais tradicionais. Prova disso são as empresas de mais de 17 países expondo na 9ª edição da Navalshore 2012 – Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, evento que reúne as últimas novidades em produtos e serviços para construção e reparo naval, equipamentos e suprimentos para estaleiros, além de soluções para o setor de petróleo e gás.

 

 

Entre os expositores, empresas da China, Estados Unidos, Finlândia, Canadá, Coréia do Sul, Reino Unido, Turquia, Itália, Suécia, Espanha, além dos cinco pavilhões específicos de companhias de uma mesma região.

 

 

No pavilhão argentino estarão as empresas Federación de la Industria Naval Argentina, Astilleros Paraná Port S.A., UNIDELTA S.A., El Ateneo S.A., Cámara Santafesina de la Industria Naval, Astillero Naval Federico Contessi y Cia. SA, La Pasteca – Soluciones Navales SRL, Tecnopesca Argentina SRL, Astillero Río Santiago e Tandanor Saci Y N.

 

 

Já no pavilhão japonês, Mitsubishi Heavy Industries, Kawasaki Heavy Industries,Yanmar Co., Tanabe Pneumatic Machinery Co.,Nakashima Propeller Co., Fuji Trading Co., Daihatsu Diesel Mfg. Co., Japan Ship Machinery and Equipment Association e Sasakura Engeneering Co.

 

 

No pavilhão norueguês, Tamrotor Marine Compressors AS, Sperre Industri AS, Innovation Norway, STX OSV Electro AS, Eltorque AS, Clayton Scandinavia e Sperre AS. E o pavilhão alemão contará com, RWO GmbH – Marine Water Technology, DWT Handelsgesell¬schaft für Druck-Werkzeug-Technik mbH, Fritz Barthel Armaturen GmbH & Co., Germanischer Lloyd, Wtsh, Minimax GmbH & Co. KG, G. THEODOR FREESE GmbH & Co. KG e AHK Rio.

Ao todo serão 350 expositores nacionais e internacionais, sendo que 50 estão participando pela primeira vez, de 17 delegações estrangeiras oferecendo oportunidades de negócios e networking para profissionais vindos de mais de 40 países. A expectativa é que, ao longo dos três dias, mais de 15 mil pessoas passem pelos pavilhões. Na edição de 2011, de acordo com o levantamento realizado pela organização, 80% dos estaleiros do Brasil, oriundos de 10 estados diferentes, participaram da feira.

 

 

Feira – A Navalshore 2012, organizada pela UBM Brazil, conta com os Patrocínios Diamante da Transpetro e da Caixa Econômica Federal, e com o Patrocínio Ouro da Aveva. Também tem o apoio da Abeam (Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo), Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore), Abenav (Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore), Syndarma (Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima), e da ABS (Associação Brasileira de Soldagem).
Para Mais informações, acesse www.navalshore.com.br.

 

 

Eventos paralelos

Conferência Navalshore – Inscrições gratuitas: http://www.ubmnavalshore.com.br/conferencias/

Conferência WorkBoat South America – Inscrições: http://www.ubmnavalshore.com.br/670/

Série de Workshops Técnicos – Inscrições: http://www.ubmnavalshore.com.br/workshops-tecnicos/

 

Fonte: Assessoria de imprensa