Inaugurado em novembro, a unidade do Rio Poupa Tempo da Baixada Fluminense, coordenado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento, já atendeu mais de 100 mil pessoas, em três meses de funcionamento. Em novembro foram realizados 9.235 atendimentos, 28.854 em dezembro, 50.418 em janeiro e 11.746 na primeira semana de fevereiro. A média diária registra 2.900 pessoas atendidas.
A unidade da Baixada disponibiliza, em local de fácil acesso à população, serviços como emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, abertura e registro de empresas, informações sobre previdência social, direitos do consumidor, entre outros.
Dentre os órgãos, públicos e privados, que oferecem seus serviços para cidadãos e empresários, o Detran (Identificação Civil) lidera o ranking dos mais procurados. Logo depois vem a Fetranspor, que oferece o serviço do Bilhete Único; em seguida o Banco Itaú, novamente o Detran (Habilitação) e os Correios.
Dividido por segmentos, o Rio Poupa Tempo da Baixada atende mais aos cidadãos, representado por 98% do movimento na unidade. Somente 2% da procura pelos serviços é voltado para empresas. O núcleo empresarial já realizou 1.816 atendimentos.
Mapeado por esferas, o programa apresenta o Estado ocupando a primeira posição, com 56% dos atendimentos prestados para o cidadão e empresários. O setor privado vem depois, com 31%, seguido pelos serviços federais com 10% e os municipais, que são apenas secretarias de São João de Meriti, marcam 3%.
O Rio Poupa Tempo da Baixada Fluminense funciona em uma área de 5 mil m², do shopping Grande Rio, com perspectiva de atendimento de 5 mil por dia.
Fonte: Por Ascom da Jucerja