Início Plantão Brasil Pousada usa práticas sustentáveis para atrair turistas

Pousada usa práticas sustentáveis para atrair turistas

 

 

Um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco, foi o cenário escolhido pela paulista Silvana Montenegro Rondelli para montar seu primeiro negócio. Aos 39 anos e encantada com a beleza do local, ela abandonou a carreira de nutricionista para abrir uma pousada. Com o tempo, a Beco de Noronha passou a se diferenciar dos demais estabelecimentos da ilha pela sustentabilidade, que está presente em cada canto do empreendimento e que já faz parte da rotina dos hóspedes e dos sete funcionários. A preocupação com o meio ambiente vai desde o uso racional da energia até o manejo do lixo.

 

A proposta de um negócio sustentável em uma região de extrema beleza natural é um atrativo para os turistas, que não param de chegar desde que a pousada abriu as portas, em outubro de 2003. Na época, só havia três quartos disponíveis. Hoje, são seis suítes disputadas por brasileiros e estrangeiros que querem desfrutar do famoso arquipélago e, ao mesmo tempo, preservar o frágil equilíbrio ecológico do lugar.

 

A pousada foi construída aproveitando a luz e a ventilação naturais da ilha, com paredes vazadas, feitas a partir de madeira de demolição ou de reflorestamento. Já a água utilizada no estabelecimento é aquecida com energia solar.

 

Mesmo com tantas inovações, Silvana conta que ainda faltavam algumas medidas para aumentar a eficiência energética, que só foram adotadas depois que ela participou do curso Programa de Redução de Desperdício do Sebrae, realizado em 2006. “Sempre estive em sintonia com a preservação do meio ambiente. Eu, os hóspedes e o planeta saímos ganhando”, enfatiza.

 

O uso racional da água e da energia começou com a adoção de medidas simples. Silvana instalou placas informativas em todas as torneiras e chuveiros sobre a importância de economizar água. Além disso, claraboias no teto da cozinha e do escritório garantem a ventilação e a entrada de luz natural. Na área social, foram colocadas telhas de vidro. Resultado: a conta de luz baixou e os lucros subiram.

 

Parecem medidas de pouco impacto, mas em um ecossistema como o de Fernando de Noronha, onde a presença do homem vem provocando forte interferência ambiental, elas são fundamentais para diminuir a pressão sobre os recursos naturais. “Vou continuar nessa linha de melhorar o desempenho econômico e ambiental do meu negócio, porque minha diferença está aí”, diz.

 

Silvana relata que as medidas mais recentes foram a instalação de um chaveiro economizador de energia, com sensores nos quartos; substituição dos vasos sanitários comuns por mais modernos, de dupla função, que acionam diferentes volumes de água; instalação de equipamentos de ar-condicionado de alta eficiência energética; e uso de sensores de presença em toda a pousada. A empresária destaca ainda que instalou lâmpadas mais econômicas em todos ambientes. A água usada na lavanderia também é tratada para ser reaproveitada nos vasos sanitários.

 

Quando, recentemente, teve que construir duas passarelas para facilitar o trânsito dos hóspedes, a proprietária utilizou restos de garrafas de vidro misturadas a uma massa feita de solo argiloso na pavimentação. Na cozinha foi instalado um novo exaustor eólico. “Em breve, a Beco de Noronha será totalmente sustentável”, garante.

 

A preocupação com o lixo é constante, já que o sistema de coleta da ilha é ineficiente. Os resíduos deveriam ser transportados para o continente, o que, na prática, nem sempre acontece. Por isso, a ordem é produzir a menor quantidade de lixo possível. Assim, a empresária substituiu o adoçante em sachê pelo líquido e o açúcar, só em açucareiros.

 

O mesmo princípio vale para todos os produtos consumidos na pousada: quanto menos embalagens, menos lixo. A coleta é seletiva e o material reciclável se transforma em peças de artesanato nas mãos da empresária. Silvana reaproveita recipientes usados para confeccionar bonecas e outros adornos feitos de vários materiais, como garrafas pet e papel machê. “O sucesso é grande entre os hóspedes, quase todos levam uma peça de recordação ou para dar de presente”, comemora. As peças artesanais também são utilizadas na decoração da pousada.

 

A taxa média de ocupação da Beco de Noronha fica em torno de 85%, mas a pousada costuma ficar lotada nos meses de verão. O faturamento anual chega a R$ 500 mil, um aumento considerável se comparado ao registrado no início da empresa, R$ 96 mil. “Sinto que estou no caminho certo. Sustentabilidade e preservação do meio ambiente não são modismos, são ferramentas para bons negócios”, conclui.

 

Fonte: Sebrae