Início Plantão Barra Praça Seca e Cidade de Deus ganharão dez linhas de transporte comunitário

Praça Seca e Cidade de Deus ganharão dez linhas de transporte comunitário

 

O Serviço de Transporte de Passageiros Comunitário (STPC), conhecido como “cabritinho”, ganhará mais dez linhas na cidade, com itinerário definido pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). As novas linhas de vans de pequeno porte vão circular em comunidades na Cidade de Deus e Praça Seca, na Zona Oeste do Rio.

 

 

A medida tem como objetivo garantir mobilidade, conforto e segurança aos moradores nos deslocamentos pelo interior da comunidade. Com isso, as longas caminhadas poderão ser substituídas por viagens em um transporte regulamentado e fiscalizado. Os decretos foram publicados na edição de sexta-feira (01/07) do Diário Oficial.

 

 

O STPC só pode circular no interior das comunidades e a passagem não pode ultrapassar a tarifa do Bilhete Único Carioca, no valor de R$ 3,80. A proposta desse transporte é atender, de maneira integrada, moradores de áreas não cobertas pelos demais modais disponíveis na cidade: ônibus, STPL (vans), metrô e trens. Com isso, o número de linhas de STPC em operação na cidade chegará a 70 em cerca de 30 comunidades nas regiões Central, zonas Norte, Sul e Oeste.

 

 

As linhas já existentes são operadas por 234 motoristas autorizados. O motorista que quiser operar as novas linhas de STPC deverá procurar os postos da SMTR para solicitar a autorização. A secretaria providenciará a confecção dos documentos de autorização, de porte obrigatório, assim como registro, vistoria, acompanhamento, controle e fiscalização da prestação de serviço.

 

 

Os prestadores de serviço autorizados deverão obedecer aos itinerários previstos na resolução e o Código Disciplinar do STPC, estabelecido pelo decreto 37.802 de 15 de outubro de 2013.

 

Veja, abaixo, o itinerário das novas linhas de STPC:

 

CIDADE DE DEUS

 

Cidade de Deus x Freguesia (circular)

Av. Guaranis (Campo de Areia), Rocinha 2, Via O, Av. Cidade de Deus, Ponte sobre o Canal (Ponte Grande), Rua Noé, Av. José Arimatéia, Av. Cidade de Deus (sentido Tijolinho), Rua Edgard Wernek, retorno, rua Edgard Wernek, Av. Ayrton Senna, Estrada do Gabimal, Av.Ezequiel, Rua Cunha Pedrosa, Rua Newton Teixeira, Rua Cunha Pedrosa, Rua Quintanilha, Estrada do Gabinal, Rua Tirol, Rua comandante Rubens Silva, Estrada dos Três Rios, Estrada do Gabinal, Rua Quitanilha, Rua Cunha Pedrosa, Rua Nilton Teixeira, Rua Cunha Pedrosa, Rua Oliveira, Rua Elias, Estrada do Gabinal, Rua Edgard Wernek, Av. Cidade de Deus, Av. José de Arimatéia, Rua Noé, Av. Cidade Deus, retorno Ponte Grande, Av. Cidade de Deus, Rocinha 2, Av. Guaranys (campo de areia).

 

 

PRAÇA SECA

Praça Seca x Rua Capitão Menezes

Rua Baronesa, Rua Japurá, Rua Barão, Rua Bricio de Abreu, Rua Maranga, Rua Capitão Menezes, Rua dias Vieira, Rua Japurá, Rua Capitão Menezes, Rua Maranga, Rua Baronesa, Rua Barão.