Início Plantão Barra Praças do Rio viram sala de aula para educação ambiental

Praças do Rio viram sala de aula para educação ambiental

 

A Subsecretaria de Meio Ambiente lança, na quarta-feira (05/09), o programa “Meio Ambiente Itinerante”. Desenvolvido e coordenado pelo Centro de Educação Ambiental/CEA, o projeto prevê ações voltadas para a prática educativa em todo o município do Rio de Janeiro, como suporte à implantação de políticas públicas de defesa ambiental. Até o fim do ano, a “Van Itinerante” estará presente em mais de 60 praças e parques de várias regiões da cidade. O lançamento aconteceu pela manhã, no pátio do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), com a presença de 45 crianças, com idades entre três e cinco anos, da creche institucional Dr. Paulo Niemeyer. Os pequenos conheceram a van e interagiram com a equipe de educação ambiental.

 

 

O público alvo do projeto será bastante variado, podendo participar desde os frequentadores dos locais onde o veículo estará até as escolas públicas e particulares, abrangendo diferentes faixas etárias, do pré-escolar aos ensinos Fundamental e Médio.

 

Na Van Itinerante, envelopada por fora e toda equipada por dentro, os visitantes assistirão a peças teatrais com fantoches, roda de conversa e poderão participar de oficinas de reaproveitamento e brinquedos, sala de leitura e espaço para exibição de vídeos e jogos interativos.

 

As ações, sempre de cunho ambiental, estarão sempre articuladas com atividades que visam promover a consciência da população com relação à fauna e flora; levando, assim, informações que provoquem reflexões a respeito dos ambientes natural e já antropizado (construído). Outro fator importante será o estímulo ao sentimento de pertencimento e corresponsabilidade na manutenção e preservação de nossa cidade e de sua natureza.

 

O projeto também visa promover, através de campanhas e datas comemorativas do calendário ambiental, a disseminação de informações e a sensibilização da população quanto às questões voltadas para a natureza.

 

 

A equipe do CEA trabalhará de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h, em regiões que vão desde o Centro, zonas Norte e Oeste, Barra, Recreio, entre outras.

 

Durante a semana, as praças contempladas receberão a equipe do Programa Meio Ambiente Itinerante para a realização das seguintes atividades:

 

– Teatro de Fantoche: Objetiva despertar a curiosidade e a atenção para temas ambientais. Depois de cada peça, haverá roda de conversa sobre o tema abordado, despertando a reflexão sobre o impacto de nossas ações no ambiente. Além disso, terá oficina de construção de brinquedos, a partir do reaproveitamento de embalagens.

 

– Sala de leitura ou vídeos: Promoverá reflexões sobre o meio ambiente (histórico do processo evolutivo do local, antes e depois, levantando questões sobre o aumento do desmatamento, das poluições dos rios, sonora e do ar); e, por fim, a dinâmica da “Árvore dos desejos”.

 

– Jogos interativos: Serão realizadas dinâmicas com distribuição de cartão “Amigo do Meio Ambiente”.

 

– Aos sábados e domingos, a Van estará prioritariamente nas Unidades de Conservação (Parques Naturais Municipais).

 

O trabalho do Centro de Educação Ambiental é um processo permanente de transmissão de informação e reflexão a respeito dos impactos da ação humana no ambiente que nos cerca e sobre as responsabilidades individuais e coletivas em nível local, regional e global, na conservação e preservação do ambiente, como parte do exercício da cidadania.