O boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), divulgado na sexta-feira (9/12), traz oito praias recomendadas para o banho na Barra e Zona Sul do Rio: Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Arpoador, Diabo e Vermelha.
Três praias estão recomendadas com restrições: Vidigal (evitar trechos com extravasamento de águas pluviais), Leblon (evitar trecho próximo ao canal da Visconde de Albuquerque), Ipanema (evitar trecho próximo do Jardim de Allah) e Copacabana (evitar trecho com extravasamento de águas pluviais ou sinais de poluição). Não estão recomendadas as praias de Barra de Guaratiba, Quebra-mar até Pepê, Pepino/São Conrado, Joatinga, Leme, Urca, Botafogo e Flamengo.
Na ilha de Paquetá, as praias recomendadas são Ribeira, Tamoios e Moreninha. Não estão recomendadas Imbuca, Grossa, Catimbau, P. Castagneto e J. Bonifácio.
Quatro praias de Niterói estão liberadas para o banho: Piratininga, Sossego, Camboinhas e Itacoatiara. A praia de Itaipu está recomendada com restrições (evitar trecho próximo ao canal do Itaipu). Não foram liberadas as praias de Gragoatá, Voa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Eva e Adão.
Em Araruama, as praias liberadas são Seca (lagoa), Nobres, Amores, Gavião, Bananeiras e Figueira. Não estão recomendadas as praias do Hospício, Areal, Centro, Pontinha, Coqueiral, Barbudo e Iguabinha.
Saquarema tem quatro praias recomendadas para o banho: Saquarema, Itaúna, Boqueirão e Gravatá. Não foram liberadas as praias de Itaúna, Saquarema e Boqueirão, todas na lagoa.
Somente a praia da Passagem, em Cabo Frio, não está recomendada para o banho, de acordo com o boletim do Inea. As praias de Siqueira, Forte, Conchas, Peró, Palmeiras e Foguete estão liberadas. Em Arraial do Cabo, as praias de Monte Alto, Pontal, Grande e Prainha estão recomendadas e a praia dos Anjos liberada com restrições: os banhistas devem evitar os trechos com sinais de poluição.
O Inea alerta que, em caso de chuva, o banho de mar deve ser evitado por 24 horas. O boletim de balneabilidade das praias pode ser consultado no site do Inea (www.inea.rj.gov.br).
Fonte: Governo do Rio