Início Plantão Barra Prainha e Grumari terão acesso controlado a partir deste fim de semana

Prainha e Grumari terão acesso controlado a partir deste fim de semana

Foto: R7

 

A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá informa que, tendo em vista a preocupação ambiental e o aumento da procura pelas praias da Prainha e Grumari, a partir deste sábado (15/12) o acesso de carros passará a ser controlado, no horário de 7h às 15h. O objetivo é preservar a praia, manter a orla sem irregularidades, com responsabilidade sócio ambiental e cumprindo as determinações da certificação internacional que deu a Bandeira Azul ao Parque Natural da Prainha. 

 

Também fica proibido o estacionamento ao longo da Estrada da Prainha. A recomendação é que os banhistas cheguem de bicicleta ou a pé, já que o acesso será limitado apenas em relação ao número de veículos que poderão ter acesso ao estacionamento. Os carros que estiverem parados irregularmente estarão sujeitos a multa e reboque.

 

O subprefeito Tiago Mohamed explica que esse controle acontecerá durante todo o período de verão. Sábados, domingos e feriados, o acesso de carros à Prainha e Grumari será fechado assim que a capacidade do estacionamento (que é de aproximadamente 800 veículos, 200 na Prainha e 600 em Grumari) tiver sido atingida, com controle das 7h às 15h.

 

Além do controle de carros e pessoas também será reforçada a vigilância a ambulantes, distribuição de produtos ou práticas ilegais na praia, como churrasco, venda de bebidas em garrafas de vidro, ou práticas esportivas como frescobol, e ainda paradas irregulares. Vale lembrar que festas, em estilo lual, com música e tochas na areia, não são permitidas e também serão alvo de fiscalização.

 

A operação conta com o apoio da Guarda Municipal, CET-Rio, Comlurb, Seop, SMAC, e da Patrulha Ambiental. O controle acontecerá sempre aos sábados, domingos e feriados, dias de maior procura dessas praias.

Bandeira azul
O Parque Natural da Prainha, com 600 metros de extensão, localizado entre a Praia da Macumba e a de Grumari, recebeu, neste mês de dezembro, o certificado Bandeira Azul, entregue pela ONG Foundation For Environmental Education (Fundação para a Educação Ambiental). A certificação, internacional, é dada a praias e áreas costeiras que cumprem 33 exigências divididas em quatro áreas: educação e informação ambiental, qualidade da água do mar, segurança e gestão ambiental.