Início Plantão Mundo Prata e bronze no Mundial de Judô

Prata e bronze no Mundial de Judô

Leandro Cunha e Sarah Menezes conquistaram mais duas medalhas para o Brasil no Campeonato Mundial de Judô, que está sendo realizado em Tóquio. O meio-leve foi medalha de prata enquanto a peso ligeiro ficou com o bronze na competição. Ainda faltando as disputas no Absoluto nesta segunda-feira, em que terá três atletas (Walter Santos, Rafael Silva e Luciano Correa), a seleção brasileira já igualou seu recorde de participação em finais em um Mundial (três no Rio de Janeiro 2007) e também o recorde de medalhas em uma edição da competição (quatro no Rio 2007). Além disso, essa foi a melhor participação feminina em Mundiais com uma prata e um bronze. No total o Brasil conquistou três pratas (Mayra Aguiar/78kg, Leandro Guilheiro/81kg e Leandro Cunha/66kg), um bronze (Sarah Menezes/48kg) e três quintos lugares (Rafael Silva/+100kg, Flavio Canto/81kg e Erika Miranda/52kg), além do sétimo lugar de Tiago Camilo/90kg. Em número de  medalhas conquistadas, o Brasil aparece em terceiro lugar entre 111 países atrás apenas de Japão, com uma campanha avassaladora de 18 medalhas (8/4/6) e França com cinco (dois ouros e três bronzes).

“Mostramos que temos uma equipe bem homogênea. Apesar de serem resultados individuais, essas medalhas são fruto do conjunto, da união da equipe”, diz o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson. “Sem dúvida foi um Mundial muito bom em função da dificuldade da competição sem repescagem e com um recorde de participantes, com dois judocas por país. Ainda assim poderíamos até ter ido melhor, foi questão de detalhe. Estamos no caminho certo e nossa equipe jovem mostrou o enorme potencial que tem”, acrescentou.

Depois de um começo promissor com as medalhas de Mayra Aguiar e Leandro Guilheiro nos primeiros dias, o Brasil subiu ao pódio novamente com a jovem Sarah Menezes, de 20 anos e de Leandro Cunha, que apesar dos seus 29 anos, como Sarah disputava apenas seu segundo Mundial.

“Foi a vitória da perseverança. Não tenho nem palavras para falar dessa conquista”, disse emocionado o judoca do clube Pinheiros/SP. “Essa medalha de prata me motiva ainda mais a continuar treinando em busca de um bom resultado nas Olimpíadas. Marquei pontos importantes para o ranking mundial e espero estar ainda mais forte no ano que vem”, disse Coxinha que, antes da decisão, recebeu o apoio dos medalhistas olímpicos Flávio Canto, Leandro Guilheiro e Tiago Camilo na área de aquecimento.

Reserva do medalhista olímpico Henrique Guimarães até 2004 e depois do bicampeão mundial João Derly entre 2005-2008, Coxinha viveu um grande momento na carreira em 2007, ao ser prata no Torneio de Paris (hoje Grand Slam de Paris) e ouro na Copa do Mundo de Budapeste. Mesmo assim só veio disputar seu primeiro Mundial no ano passado em Roterdã.

“O tempo faz a gente amadurecer e refletir”, pondera o meio-leve, que esse ano, porém, fez uma temporada tímida devido a uma lesão no joelho. “Agradeço à comissão técnica por ter apostando em mim e me convocado mais uma vez”, completa Coxinha, que comemorou a vitória sobre o vice-campeão mundial Sugoi Uriarte (ESP) com um embala neném.

A notícia da gravidez de quatro meses de sua mulher Flávia foi dada assim aos companheiros de equipe.

“Guardei para falar na hora certa. Estou duplamente feliz”, diz Coxinha, cuja final foi contra o campeão mundial júnior de 2009 Junpei Morishita (JPN).

Já a bicampeã mundial júnior Sarah Menezes aparecia como uma das favoritas ao pódio no ligeiro. Cabeça de chave da competição, a piauiense já havia conquistado o quinto lugar em seu primeiro mundial sênior em 2009. Dessa vez, porém, não deixou a medalha escapar.

“É maravilhoso! Lutei muito e tenho certeza de que fiz o possível e o impossível para merecer essa medalha hoje”, disse a atleta da Academia Expedito Falcão/PI. “Meu sonho ainda é uma medalha olímpica e tenho certeza de que se continuar desta maneira posso torná-lo realidade”, completou.

Na semifinal, uma luta eletrizante contra a campeã mundial e líder do ranking mundial Tomoko Fukumi/JPN foi até o último segundo, só decidida pelos árbitros após o tempo normal e prorrogação: 3 a 0 para a japonesa.

“Perdi no fôlego pois ela se mexe muito e parece incansável. Usei toda minha energia para tentar vencer e consegui encaixar alguns golpes. Foi uma boa luta”, avaliou Sarinha.

Já contra a vice-campeã olímpica e multi-medalhista mundial Frederique Jossinet (FRA) na disputa do bronze, um duelo de gerações em que a juventude venceu a experiência (a francesa tem 35 anos).

“Já tinha treinado bastante com ela e sabia exatamente o que fazer. Foi só acontecer o momento certo”, afirmou a piauiense.

Com sorriso no rosto e a bela medalha com a imagem de Jigoro Kano no pescoço, Sarah Menezes vibrava por ter conquistado seu primeiro pódio em Mundial Sênior no berço do judô.

“É muito bom vencer aqui. Foi um mundial muito duro, com dois judocas por pais. Sem dúvida quem subiu ao pódio aqui tem chance de ir bem nas Olimpíadas”, avalia a ligeiro.

No meio-leve, Erika Miranda também fez boa campanha, mas acabou repetindo o quinto lugar conquistado por ela mesma no Mundial do Rio de Janeiro em 2007. A atleta do Minas Tênis Clube foi derrotada pela russa campeã européia de 2010 Natalia Kuzyutina. O outro brasileiro em ação no dia, Felipe Kitadai (ligeiro) perdeu na segunda rodada para o vice-campeão olímpico e mundial Ludwig Paischer (AUT).

** CAMPANHA NO MUNDIAL DE TÓQUIO 2010:
Masculino:
81kg: Leandro Guilheiro – prata
66kg: Leandro Cunha – prata
+100kg: Rafael Silva – 5o lugar
81kg: Flávio Canto – 5o lugar
90kg: Tiago Camilo – 7o lugar

Feminino:
78kg: Mayra Aguiar – prata
48kg: Sarah Menezes – bronze
52kg: Erika Miranda – 5o lugar

** BRASIL EM MUNDIAIS:
23 MEDALHAS 4 OUROS / 5 PRATAS / 14 BRONZES

1971 (Ludwigshafen/GER): Chiaki Ishii (-93kg/bronze)
1979 (Paris/FRA): Walter Carmona (-86kg/bronze)
1987 (Essen /GER): Aurélio Miguel (-95kg/bronze)
1993 (Hamilton/CAN): Aurélio Miguel (-95kg/prata) e Rogério Sampaio (leve/bronze)
1995 (Tóquio/JPN): Danielle Zangrando (-56kg/bronze)
1997 (Paris/FRA): Aurélio Miguel (-95kg/prata), Edinanci Silva (- 72kg/bronze) e Fúlvio Myata (-60kg/bronze)
1999 (Birmingham/GBR): Sebastian Pereira (-73kg/bronze)
2003 (Osaka/JPN): Mario Sabino (-100kg/bronze), Edinanci Silva (- 78kg/bronze) e Carlos Honorato (-90kg/bronze)
2005 (Cairo/EGY): João Derly (-66kg/ouro) e Luciano Corrêa (- 100kg/bronze)
2007 (Rio de Janeiro/BRA): João Derly (-66kg/ouro), Tiago Camilo (- 81kg/ouro), Luciano Correa (-100kg/ouro) e João Gabriel Schilittler (+100kg/bronze).
2010 (Tóquio/JPN): Mayra Aguiar (-78kg/prata), Leandro Guilheiro (-81kg/prata), Leandro Cunha (-66kg/prata), Sarah Menezes (-48kg/bronze)

Mais Informações:

www.cbj.com.br / www.twitter.com/noticiascbj


Media Guide Comunicação

Fonte: Media Guide