O encerramento da campanha de vacinação contra a gripe em idosos foi adiado para o dia 29 de maio. O motivo: o índice de cobertura, até o meio-dia desta quarta-feira, no Estado do Rio de Janeiro era de 63,23%, ou seja, dos 2.017.929 idosos, apenas 1.275.983 foram vacinados. De acordo com o Levantamento da Gerência de Doenças Imunopreviníveis e de Transmissão Respiratória da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, apenas 19 municípios fluminenses conseguiram atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde, de vacinar 80% da população com mais de 60 anos de idade.
No ano passado, somente no primeiro dia da campanha, 30% da população com mais de 60 anos tinha sido vacinada. Entre os municípios com pior resultado estão Laje do Muriaé (31,73%), Casimiro de Abreu (36,5%), Magé (37,18%) e Seropédica (41,65%).
Já o município de Mangaratiba atingiu a meta: vacinou 100% de seu público-alvo e ainda alguns moradores de municípios vizinhos, atingindo um total de 110,24% de idosos vacinados. Na cidade do Rio, que espera vacinar 910.250 pessoas, até o início da tarde de hoje, 587.789 idosos tinham sido vacinados, o que representa 64,57% do total.
– O ideal é que as pessoas procurem os postos de saúde para se vacinarem logo, sem deixar para a última hora, o que poderá provocar filas desnecessárias – comenta Andréa Ayres, da Gerência de Doenças Imunopreviníveis e de Transmissão Respiratória da Secretaria de Saúde.
Ela lembra que ao todo, são 1.300 postos de vacinação no estado, onde estão disponíveis cerca de dois milhões de doses de vacina contra o vírus Influenza, fornecidas pelo Ministério da Saúde. No ano passado, quando a estimativa era imunizar 70% da população, o índice de cobertura vacinal foi superior a 84%.
Andréa ressalta que idosos que vivem em asilos poderão receber, além da vacina contra a gripe, imunização contra pneumonia. Quem não puder ir a um posto de saúde deve solicitar à Secretaria de Saúde de seu município a visita de um agente para que a vacinação seja feita em casa. Essa é a 11ª campanha anual de vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos, e a única contra-indicação é a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo.
O imunizante deve ser tomado todos os anos. A escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando-se a vacina no outono, garante-se máxima proteção no período maior circulação do vírus influenza.
Estudos do Ministério da Saúde mostram que a vacina contra a gripe reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e 32% do total de hospitalizações por pneumonia.
Fonte: Correio do Brasil