Início Plantão Brasil Prédio da Delegacia do Catete é reformado no Rio

Prédio da Delegacia do Catete é reformado no Rio

 

O Programa Delegacia Legal também foi o responsável pelas obras de restauração da 9ª Delegacia do Catete, na Zona Sul do Rio. Para preservar as características e as cores originais do patrimônio histórico, técnicos do Governo do Estado do Rio de Janeiro realizaram amplo estudo histórico e iconográfico em arquivos, bibliotecas e na documentação existente.

 

 

 

Foram 15 meses de pesquisas e obras no edifício quase centenário do antigo 4º Distrito Policial e Quartel da Brigada Militar. A construção, do arquiteto Heitor de Mello, foi o primeiro prédio projetado no Brasil para ser uma delegacia de polícia. A unidade do Catete foi inaugurada em 1909 pelo ex-presidente da República, Nilo Peçanha.

 

 

Um dos grandes desafios da obra foi a restauração da fachada. O trabalho envolveu um grande número de artesãos, que utilizaram instrumentos como bisturis e escovas para a limpeza. As instalações físicas da delegacia e do antigo quartel da brigada militar, foram totalmente modernizadas.

 

 

Curiosidades sobre as obras

 – Para preservar as características e as cores originais, técnicos realizaram ampla pesquisa histórica e iconográfica;

 – Foi o primeiro prédio projetado no Brasil para ser uma delegacia de polícia, construído pelo arquiteto Heitor de Mello;

 – O trabalho de restauração da fachada da delegacia de polícia envolveu um grande número de artesãos.