Início Plantão Rio Prédio do INSS será demolido

Prédio do INSS será demolido

O prefeito Eduardo Paes e o ministro da Previdência Social José Pimentel assinam na presença do Governador Sérgio Cabral, um termo de cooperação técnica para que o município adquira terrenos e imóveis do INSS no Rio. A maioria está abandonada há muitos anos. É o caso do “Esqueleto do INSS”, em Padre Miguel – um prédio inacabado, que será implodido na segunda-feira (21/09).

 O imóvel, na esquina das Ruas Bom Sossego e Açafrão, começou a ser construído há 30 anos e nunca fui utilizado, virando abrigo para população de rua. Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores da região que pediam a demolição do prédio, o prefeito Eduardo Paes, acompanhado do ministro e do governador, vai detonar os explosivos para que a área dê lugar à “Praça do Conhecimento” – um espaço de lazer, saúde e educação. A prefeitura planeja construir ali creche, biblioteca e uma “Clínica da Família” (unidade de atenção básica do programa “Saúde da Família”).  

Em pelo menos outros doze imóveis do INSS, o interesse da prefeitura é destiná-los ao Programa “Minha Casa, Minha Vida no Rio”. As novas unidades habitacionais, voltadas para a população de baixa renda, serão construídas em terrenos localizados  nos bairros de Campo Grande, Ilha do Governador, Inhaúma, Santo Cristo, Lapa, Centro, Irajá, Bangu e Copacabana. 

O governador Sérgio Cabral aproveita a solenidade para anunciar a reforma do Conjunto Dom Jaime Câmara, em Padre Miguel. Considerado o maior conjunto habitacional da América Latina, com 180 blocos e 7 mil famílias, passará por reformas no telhado, pintura das áreas comuns e recuperação do sistema de drenagem e esgotamento sanitário. Os revestimenetos interno e externo dos prédios também serão refeitos e as caixas d´água serão limpas e impermeabilizadas.

 SERVIÇO SOBRE A IMPLOSÃO:

 A preparação do prédio (“esqueleto do INSS”) está sendo feita desde o dia 11/09. A implosão será às 10h desta segunda-feira (21/09). Serão utilizados 150 quilos de dinamite para derrubar os cinco pavimentos do edifício e o anexo. Haverá uma tela de proteção ao redor do prédio e sacos de areia nos pilares para evitar arremesso de material.

 ISOLAMENTO DA ÁREA
–          A área em um  raio de 200 metros a partir do prédio será evacuada e ficará isolada.

–          O isolamento/evacuação será iniciado às 8h (duas horas antes da implosão).

–          Às 9h30, meia hora antes da implosão, ninguém pode mais circular na área.

–          A varredura das residências para checar se toda a área foi evacuada será feita pela Defesa Civil Municipal. 

 INTERDIÇÃO DAS RUAS  (DAS 7H ÀS 14H)
 

1)   Ruas que ficarão interditadas:

–          Estr. Porto  Nacional(trecho da Rua  Prof.  Alfredo  Costa  até
a Rua  São  Cristiano).

–          Rua  Açafrão (em toda  sua  extensão).

–          Rua Santana  do Ipanema (trecho da Rua  Porto  Nacional  até  a
R.  Mal.  Marciano).

–          Rua  Mal.  Marciano (trecho  da Rua  Prof.  Alfredo  Costa  até
Av. Ribeiro  Dantas) pista  sentido  Bangu.

–          Rua  Mal.  Marciano (trecho da Rua  do  Arroio  até  Av.
Ribeiro  Dantas) pista  sentido   Realengo.

–          Av. Ribeiro Dantas  ( trecho da Rua  Mal.  Marciano até  Rua
Figueiredo  Camargo )- ambas as pistas.

–          Rua Professor   Alfredo  Costa (trecho  da  Rua Mal.  Marciano
até  Av.  Ribeiro  Dantas ) ambas  as pistas.

–          Rua do Bom Sossego  (trecho  da Rua  Porto  das  Pedras  até
Mal. Marciano).

–          Alça lateral  a Praça das Juras(Rua  AT) que  liga  a Rua Mal.
Marciano  a Rua do  Bom   Sossego.

 2)    Desvios :

 

O fluxo  da Rua Mal. Marciano,  no  trecho  da Rua  Alfredo Costa  até  a Rua Ribeiro  Dantas,  será desviado para as seguintes vias:  Rua Arroio , Rua Figueiredo  Camargo  e a Av.  Ribeiro Dantas (que ficará interditada no momento da implosão,  tendo  a Rua  Santana de Ipanema  como  opção).

 3)   Orientação do trânsito:

 

29 guardas municipais, sendo 14 de trânsito e 15 de controle urbano, além do apoio da Polícia Militar.

AULAS SUSPENSAS

As aulas serão suspensas durante todo o dia na Escola Municipal Roberto Simonsen, no CIEP Poeta Cruz e Souza, na Creche Municipal Recanto Feliz e na Creche Municipal Tia Elza. As escolas e creches voltam a funcionar normalmente na 3.ª feira.  

FUNCIONAMENTO DO PAM

O PAM Manoel Guilherme da Silveira localizado na área de isolamento só funcionará a partir de 13h. As consultas já agendadas estão sendo remarcadas.

Fonte: INSS