Início Plantão Barra Prefeito anuncia melhorias em Jacarepaguá

Prefeito anuncia melhorias em Jacarepaguá

Em mais uma atuação no projeto Prefeitura Itinerante, desta vez em Jacarepaguá, o prefeito Eduardo Paes participou, no início da tarde deste sábado, dia 5, do evento "Celebração da Saúde e da Cidadania", que reuniu diversas ações de saúde, educação e cultura na praça principal de Rio das Pedras. 
Eduardo Paes anunciou obras de urbanização para a comunidade do Areal, uma das áreas mais precárias de atenção do poder público naquele bairro. 
– Estamos fazendo essa Prefeitura Itinerante aqui em Jacarepaguá, que é uma região da cidade que precisa de investimentos. Eu já estive de manhã percorrendo várias comunidades. E a área do outro lado, conhecida como Areal, é uma área que não foi urbanizada e nós estamos captando recursos junto ao Governo Federal para fazer a urbanização daquele local – disse o prefeito, destacando algumas ações que já estão sendo implementadas em Jacarepaguá.
– Nesse momento a Prefeitura está fazendo obras em várias vielas de ruas daqui. São obras de drenagem, de esgoto e de água. Também estamos fazendo o trabalho de combate à dengue, que é uma ação sempre importante e tem sido permanente, independente de surto ou epidemia – afirmou Paes. 
Durante o evento na praça, o prefeito conversou com moradores, ouviu sugestões e recebeu pedidos de obras e melhorias para a comunidade de Rio das Pedras. Em seguida, ele percorreu os diversos estandes espalhados pelo local, onde interagiu com os funcionários que davam orientações sobre alimentação e nutrição e realizavam medição da pressão arterial e de peso. 
Além disso, Paes visitou o ônibus da Defesa Civil sobre noções básicas de primeiros socorros e assistiu a apresentações do grupo artístico Pedro Aleixo, da Cidade de Deus, e da bateria do Grêmio Recreativo Castelo das Pedras, que resgatou sambas antigos e animou a população que estava presente no evento.
Para toda a região de Jacarepaguá, que é uma das mais populosas da cidade, com quase 1 milhão de moradores em mais de 31 mil domicílios, o prefeito anunciou que a Secretaria Municipal de Habitação já está estudando junto aos cartórios a regularização fundiária. Esse projeto vai permitir que os moradores caminhem dentro da legalidade, assim como foi feito com a implementação do “Choque de Legalidade”, que emite alvarás e agiliza os procedimentos de legalização dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço em Rio das Pedras. 
– Nós queremos que todas as favelas da cidade tenham os seus comércios regularizados, com alvará e com licença para que as pessoas passem a recolher as suas taxas e a pagar as suas obrigações e, principalmente, que elas possam ter o direito e a tranquilidade do seu comércio estar funcionando. Mas nossa idéia é ampliar.. E vamos fazer isso não só para o comércio, como para a regularização fundiária nas comunidades do Rio de Janeiro – falou, ressaltando o papel do poder público nessa ação. 
– Não dá pra gente exigir das pessoas que cumpram a lei quando esta é impossível de ser cumprida. E, ao mesmo tempo em que nós temos o choque de ordem e um conjunto de ações importantes para fazer com que as pessoas cumpram as regras da cidade, nós fazemos um esforço para flexibilizar também e permitir que essas pessoas caminhem dentro da legalidade. Durante toda a manhã, a "Celebração da Saúde e da Cidadania" reuniu centenas de moradores da região que puderam usufruir de ações gratuitas de saúde, vacinação, medicina alternativa, educação, esporte e lazer, meio ambiente, serviços de retirada de 2ª via de documentos, informações de combate ao mosquito da dengue, dentre outras, além de apresentações teatrais, musicais e de dança. 
Participaram do evento os secretários municipais Pedro Paulo Carvalho (Casa Civil), Rodrigo Bethlem (Ordem Pública), Francisco de Carvalho (Esporte e Lazer), o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, além de outras autoridades municipais, deputados e vereadores, e convidados. 

Fonte: Prefeitura do Rio