Início Plantão Rio Prefeito do Rio inaugura ETE de Sepetiba

Prefeito do Rio inaugura ETE de Sepetiba

O prefeito Eduardo Paes inaugurou na manhã deste sábado, dia 8, o Centro de Tratamento de Esgoto de Sepetiba (ETE), que tem capacidade para tratar 93 litros de esgoto por segundo e beneficiará cerca de 40 mil moradores da região. A intervenção integra o Programa Saneando Sepetiba, cujo investimento – R$ 147 milhões (recursos obtidos através de convênio entre FGTS e PAC) – contempla saneamento, pavimentação e urbanização da área. Com a Estação de Tratamento, será possível reduzir, gradativamente, a poluição na Baía de Sepetiba. 

O prefeito do Rio destacou os benefícios do ETE – Estação de Tratamento de Esgoto,  para aquela região. "Sepetiba é uma das áreas belas do Rio de Janeiro, com praia e vegetação ainda preservada, que não contava com uma rede de esgoto. Portanto, construir a Estação de Tratamento é recuperar a baía de Sepetiba e dar qualidade de vida para os moradores da região – disse Eduardo Paes, que anunciou a criação de projeto de reurbanização para a Praia de Sepetiba. É um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo. Faremos um trabalho de reurbanização tão qualificado como o que foi realizado na Praia da Brisa. Posso dizer que teremos um novo ‘Aterro do Flamengo’ na cidade", destacou Paes, que visitou as instalações da Estação de Tratamento ao lado do secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, e do subprefeito da Zona Oeste, Edmar Teixeira.

Segundo cronograma estabelecido pelo Município (Plano Estratégico 2009-2012), o objetivo é aumentar para 30% a taxa de cobertura da rede coletora de esgoto com tratamento na Área de Planejamento 5 (AP5), que engloba 19 bairros da Zona Oeste: Deodoro, Campo dos Afonsos, Vila Militar, Magalhães Bastos, Jardim Sulacap, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Santíssimo, Senador Vasconcelos, Campo Grande, Inhoaíba, Cosmos, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Guaratiba e Barra de Guaratiba.

Programa Saneando Sepetiba

A Estaçaçõ de Tratamento faz parte do projeto Saneando Sepetiba, que está levando rede de esgoto a uma região que abrange 60 mil moradores de três bairros (Sepetiba, Pedra de Guaratiba e Praia da Brisa). Segundo a Secretaria Municipal de Obras, por se tratar de uma área muito extensa, os três bairros foram divididas em 14 sub-bacias.

O programa está implementando 48 km de drenagem de águas pluviais e 101 km de rede de esgoto, que atenderão a 335 ruas da região. A previsão de término é para o segundo semestre deste ano.

Fonte: Prefeitura do Rio