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Prefeito do Rio inaugura o novo Elevado do Joá

Fotos: Beth Santos/ PCRJ

 

 

Na manhã de sábado, dia 28 de maio, o prefeito Eduardo Paes entregou aos cariocas  um dos principais legados de mobilidade dentro do escopo de obras que preparam a cidade para os Jogos Olímpicos. O novo Elevado do Joá que foi inaugurado a três meses do início das Olimpíadas possui 5km e vai garantir o aumento da capacidade viária em 30% entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca, podendo ser utilizado também em reversível nos horários de pico do tráfego.

 

 

Manuel Lopes - Pres. da Associação de Imprensa da Barra, Ney Suassuna - Pres. da Acibarra e Artur Moura, representando o Vereador Prof. Celio Lupparelli.
Manuel Lopes – Pres. da Associação de Imprensa da Barra, Ney Suassuna – Pres. da Acibarra e Artur Moura, representando o Vereador Prof. Celio Lupparelli.

 

Na inauguração estavam presentes diversas autoridades, vários políticos, lideranças da Barra e da Zona Sul e o presidente da Associação de Imprensa da Barra – AIB, Manuel Lopes. 

 

 

Com investimentos de R$457,9 milhões, o Novo Joá conta com duas faixas e dois túneis paralelos ao já existente, sempre no sentido São Conrado-Barra. As pistas em operação, no viaduto inferior, permanecem no sentido Barra-São Conrado. O viaduto superior, que tem circulação em direção à Barra da Tijuca, passará a operar em mão dupla somente para automóveis. A faixa reversível será desativada.  “Essa obra aqui vai melhorar muito esse fluxo entre Barra e Zona Sul, principalmente, no horário da manhã. É a única obra rodoviária da cidade. Todas as obras da prefeitura têm rodoviário com transporte de alta capacidade. Não fizemos uma via nova nessa cidade que não tivesse um BRT junto para dar transporte de qualidade para as pessoas. Como nesse trecho está o vindo o metrô não havia necessidade de fazer corredor”,  explicou o prefeito.  

 

 

Paes também destacou que a prefeitura sempre buscou para as Olimpíadas obras que fossem em prol da cidade: “Essa obra é para a população. Isso aqui não era um compromisso olímpico quando o Rio ganhou as Olimpíadas. Estamos entregando muito mais do que prometemos ao Comitê Olímpico Internacional. Ganhamos as Olimpíadas prometendo entregar 12 projetos e estamos entregando 27”, completou.

 

 

 

As intervenções providenciaram a construção do novo Elevado Presidente Itamar Franco, com 1,1 km – cinco metros mais alto que o atual, para permitir que os motoristas continuem tendo a oportunidade de apreciar a vista para o mar; e abriram dois novos túneis, com 650 metros de extensão no total: Túnel Engenheiro Paulo Cezar Marcellino Figueire, com 220m, e Túnel Engenheiro Luiz Jacques de Moraes, com 430m. O escopo incluiu ainda a implantação da nova Ponte da Joatinga, com 520 metros, e remodelou as faixas de acesso aos viadutos na altura de São Conrado, reorganizando o trânsito local.

 

 

 

O secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, disse que a expectativa é acabar com o engarrafamento no trecho Barra – São Conrado: “No horário da manhã quando temos a reversível que privilegia quem vai da Barra ao Centro, temos um impacto muito grande no sentido inverso. Esse impacto, esperamos que esteja solucionado de imediato com a abertura da nova via”.

 

 

 

 

Uma ciclovia de 3,1 km foi construída sobre o elevado existente e será inaugurada após a rechecagem e inspeção dos técnicos da Coppe/UFRJ e INPH, cuja perícia independente foi contratada pela Prefeitura do Rio em abril deste ano. A faixa exclusiva para bicicletas vai contribuir para a ampliação da malha cicloviária da cidade, integrando as ciclovias existentes em São Conrado, na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes.

 

 

A nova pista do Joá e o tabuleiro inferior terão velocidade máxima de 80 km/h. Já o tabuleiro superior terá velocidade de 50 km/h. As vias contarão com fiscalização eletrônica. Com a nova configuração do Joá, espera-se uma redução de até 60% no tempo de viagem no sentido Barra no período da manhã. Já no período da tarde, a redução poderá chegar a 20%, em média, no trecho do Joá. No sentido contrário, o tempo de viagem será reduzido em 10%. Pelas pistas em operação do Joá, trafegam 85 mil veículos por dia. Por conta da redução de 85% do volume de tráfego durante a madrugada, a pista em mão dupla do tablado superior será fechada toda noite, das 23h30 às 4h30, exceto quando houver manutenção em outras pistas.

 

 

 

 

Caso haja necessidade de fechamento do tablado inferior ou da pista nova do Joá para serviços de manutenção ou conservação, o tablado superior funcionará em mão única, substituindo a pista que está fechada. Nesse caso, será permitida a circulação de ônibus, caminhões e motos.

 

 

 

Morador da Rocinha, o biscateiro Carlos Alves de Moura, 49 anos, chegou às 5h para esperar a abertura da nova via, que aconteceu por volta das 8h15, e ser o primeiro a atravessar de São Conrado à Barra:  “Utilizo muito esse caminho e não podia deixar de participar desse momento marcante na nossa cidade. Mesmo utilizando moto, sempre ficava preso no trânsito. Com esse novo trajeto acredito que isso não vai mais acontecer”.

 

 

 

Para os Jogos Olímpicos, no período de 31 de julho a 22 de agosto, haverá duas Faixas Olímpicas dedicadas (exclusivas) no Joá: uma faixa na nova pista sentido Barra e uma faixa no sentido São Conrado, no tablado inferior. As Faixas Olímpicas serão implementadas durante o evento para garantir o tempo de deslocamento da família olímpica aos locais de competição.

 

 

 

Os fechamentos de pista, quando necessários, serão comunicados com antecedência. Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) informarão o regime de operação das pistas do Elevado do Joá. No tablado superior, dispositivos luminosos (que indicam a liberação de pista) também servirão de reforço na comunicação aos usuários sobre a operação.

 

 

 

Com a nova pista, o monitoramento na via será intensificado. Equipes da CET-RIO estarão prontas para atuar em caso de ocorrências, por meio de rondas permanentes com motos, pick-ups e reboques, além de câmeras instaladas ao longo da via ligadas Centro de Operações Rio.
 

 

 

 

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