Início Plantão Rio Prefeito do Rio recebe Prêmio Olímpico

Prefeito do Rio recebe Prêmio Olímpico

O prefeito Eduardo Paes recebeu na noite desta segunda-feira, 20, o Prêmio Personalidade Olímpica durante a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na casa de shows Vivo Rio, no Parque do Flamengo. Este ano, a cerimônia teve como tema o incentivo à formação de jovens atletas, com vistas aos Jogos Oíimpicos Rio 2016. O prêmio recebido pelo prefeito do Rio foi concedido em reconhecimento ao fato da cidade ter iniciado em tempo recorde as obras da Vila Olímpica, além das demais ações da Prefeitura em prol da formação de atletas do futuro.
Acompanhado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Sérgio Cabral e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o prefeito Eduardo Paes agradeceu e falou sobre a importância da agilidade na realização das obras. “Vamos mostrar ao mundo que o Rio de Janeiro é capaz de realizar os Jogos Olímpicos. Por esse motivo, tantas coisas já começaram a ser construídas nessa cidade para 2016, como a Vila dos Atletas, os BRTs e outras intervenções. Não tenho dúvida de que faremos os melhores Jogos da história”, afirmou Eduardo Paes.
Este ano, a cerimônia teve como tema o incentivo à formação de jovens atletas, com vistas aos Jogos Olimpicos Rio 2016.
Em seu discurso, o presidente Lula enalteceu a parceria entre os governos estadual, municipal e federal como a razão do sucesso de seus oito anos de gestão. “Comemoramos a vitória do profissionalismo. Devemos fazer do esporte um instrumento de desenvolvimento desse país. Para isso, é necessário que as pessoas compreendam que esporte não é gasto, é investimento”, disse Lula.
 
O Prêmio Brasil Olímpico é a maior festa do esporte brasileiro. Criado em 1999, traduz o reconhecimento máximo aos atletas que se destacaram no decorrer do ano. Considerado o Oscar do esporte brasileiro, em 2010 o evento abrange todas as modalidades olímpicas e outras pan-americanas disputadas pelo País. Os prêmios de Melhor do Ano no Esporte foram dados para Murilo Endres, jogador de vôlei, eleito o melhor jogador na Liga Mundial e no Mundial de Vôlei, disputados esse ano; e para Fabiana Murer, atleta do salto com vara, campeã mundial indoor e vencedora da Diamond League.
Nesta 12ª edição, foram agraciados 47 atletas de diversas modalidades e personalidades que marcaram o esporte, em votação realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. A escolha para o Troféu Melhor do Ano no Esporte também foi realizada por este júri, além do voto popular pela Internet. A novidade deste ano ficou por conta da inclusão de times, duplas (como vôlei de praia), trios (vela), quartetos (como revezamentos do atletismo e da natação) na premiação.
Os convidados ainda se emocionaram com homenagens aos melhores técnicos individual e coletivo, Elson Miranda e Bernardinho, respectivamente, ao melhor técnico paraolímpico (Romolo Lazzaretti) e aos melhores atletas paraolímpicos, Edênia Garcia e Daniel Dias, ambos da Natação. Também foram entregues os troféus Adhemar Ferreira da Silva (ao ex-pugilista Eder Jofre), COI "Esporte – Inspirando Jovens" (ao projeto Olimpíadas Escolares) e Personalidade Olímpica – além do prefeito do Rio e do presidente Lula, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o governador Sérgio Cabral também foram agraciados. Este último foi lembrado por sua política de pacificação das comunidades cariocas e pelas recentes operações nos complexos da Penha e do Alemão.
Ao final da premiação de Personalidade Olímpica, os homenageados também receberam placas comemorativas à despedida da marca da candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos de 2010, uma vez que a marca oficial será apresentada ao mundo no próximo dia 31, em Copacabana, durante a festa de Réveillon.
Conheça os 47 melhores atletas de 2010:
Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Daniel Paiola
Basquete – Tiago Splitter
Boliche – Roberta Rodrigues
Boxe – Roseli Feitosa
Canoagem Slalom – Silvia Gnadt
Canoagem Velocidade – Nivalter Santos 
Ciclismo BMX – Mayara Perez
Ciclismo Estrada – Rafael de Matos Andriato
Ciclismo Mountain Bike – Rubens Donizete de Valeriano
Ciclismo Pista – Janildes Fernandes
Desportos na Neve – Mirlene Picin
Desportos no Gelo – Fabiana Alves dos Santos
Esgrima – Cleia Guilhon
Esqui Aquático – Marcelo Giardi
Futebol – Paulo Henrique Ganso
Futsal – Falcão
Ginástica Artística – Jade Barbosa
Ginástica Trampolim – Daienne Lima
Ginástica Rítmica – Angélica Kvieczynski
Handebol – Alexandra Nascimento
Hipismo Adestramento – Luiza Almeida
Hipismo CCE – Ruy Fonseca
Hipismo Saltos – Rodrigo Pessoa
Hóquei sobre Grama – Daniel Tatara
Judô – Mayra Aguiar
Caratê – Douglas Brose
Levantamento de Peso – Fernando Reis
Luta – Joice Silva
Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha
Natação – Cesar Cielo
Nado Sincronizado – Equipe de nado sincronizado
Patinação Artística – Juliana Almeida
Pentatlo Moderno – Yane Marques
Pólo Aquático – Luiza Carvalho
Remo – Fabiana Beltrame
Saltos Ornamentais – César Castro
Squash – Rafael Alarcon
Tae kwon do – Marcio Wenceslau
Tênis – Thomaz Bellucci
Tênis de Mesa – Gustavo Tsuboi
Tiro com Arco – Bernardo Oliveira
Tiro Esportivo – Felipe Wu
Triatlo – Reinaldo Colucci
Vela – Bruno Prada e Robert Scheidt (classe Star)
Vôlei de Praia – Juliana e Larissa
Vôlei – seleção adulta masculina de vôlei
 

Fonte: Prefeitura do Rio