Início Plantão Barra Prefeito e COI visitam obra do Metrô na Barra

Prefeito e COI visitam obra do Metrô na Barra

Na manhã desta quinta-feira, 30, o prefeito Eduardo Paes, o vice-governador Pezão, o presidente do COI, Jacques Rogge, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o secretário estadual de transportes, Júlio Lopes, o presidente da Concessionária Rio Barra S/A, Maurício Rizzo, o diretor de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli e a presidente da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Nawal El Moutawakel visitaram as obras de escavação do túnel da Linha 4 do Metrô, que vai ligar o Jardim Oceânico, na Barra, ao bairro da Gávea, na Zona Sul do Rio.

Também estavam presentes na visitação o presidente da CEDAE, Wagner Victer, o subprefeito da Barra, Jacarepaguá e Vargens, Tiago Mohamed, secretários estaduais e municipais,  líderes comunitários e profissionais de imprensa. Todos percorreram  o interior do túnel de serviço  assim como assistiram a um vídeo com uma projeção do projeto, e puderam acompanhar de perto a evolução das obras, que vão proporcionar mobilidade adequada a mais de 230 mil pessoas diariamente.

A nova fase das obras da Linha 4 do metrô terá início na terça-feira, (4/01), com as escavações do túnel de via, por onde passarão os trens. As obras fecharam o ano de 2010 com o túnel de serviço totalmente perfurado.  O Governo do Estado também está empenhado em abrir novas frentes de trabalho, para agilizar o andamento das obras desta linha. 

Em São Conrado, um dos bairros contemplados com uma estação do metrô, já estão sendo iniciados os trabalhos de implantação de canteiros de obras. Outra novidade é que no dia 24 de janeiro será aberta a licitação para empresas interessadas em realizar o estudo de impacto ambiental do trecho entre Gávea e Ipanema. “A Linha 4 é uma das prioridades do Governo do Rio. Temos um compromisso com a população e estamos trabalhando para cumpri-lo dentro do prazo. Estamos fechando o ano com um cronograma adiantado. A finalização do túnel de serviço é de enorme importância. A partir daqui, nossos técnicos vão trabalhar diretamente no túnel que dará espaço aos trens”, declarou o secretário Júlio Lopes.

Por causa da chuva que caiu sobre a cidade do Rio de Janeiro, nesta manhã de quinta-feira, dia 30, o grupo não pode visitar as obras da Transoeste e o Túnel da Grota Funda.

Com a chegada do TransOeste, corredor expresso para ônibus que ligará a Barra e Campo Grande, os moradores de todos os bairros do trecho poderão fazer a integração direta com o metrô. Com a extensão até a Barra, o metrô do Rio terá capacidade para transportar mais 230 mil passageiros diariamente.

Fonte: AIB – Plantão Barra – Graça Paes