Início Plantão Rio Prefeito entrega à Portela o Troféu Cultura Negra no Carnaval

Prefeito entrega à Portela o Troféu Cultura Negra no Carnaval

 

O prefeito Eduardo Paes participou, nesta segunda-feira, no Teatro Rival, da cerimônia de entrega do Troféu Cultura Negra no Carnaval para as 17 agremiações de samba que abordaram, em seus enredos de 2012, as expressões históricas e culturais africanas e afro-brasileiras.

 

 – É um prazer enorme estar aqui, um dia após a inauguração da primeira fase das obras da Zona Portuária que preservou o Cais do Valongo, local que conta a história da chegada do negro – disse o prefeito, que aproveitou o momento para assumir o compromisso com o Comdedine (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Rio de Janeiro), um dos organizadores da premiação.

 

 

– A Prefeitura sempre estará aberta para lutar pelo fim do preconceito no Rio, cidade que tem a marca da diversidade, da cidade aberta que não exclui ninguém.

 

 

Portelense assumido, Paes entregou o prêmio para a agremiação, que este ano homenageou os 70 anos de Clara Nunes e levou à Sapucaí ícones da festa e da cultura baiana como o Afoxé e Olodum.

 

 

Para eleger as 17 agremiações vencedoras, foram realizadas pesquisas de avaliação e acompanhamento dos desfiles das escolas de samba e blocos de enredo do carnaval 2012. Ao todo foram analisadas 121 Escolas de Samba e Blocos de Enredo.

 

 

Os bailarinos Wilson Assis, da Cia Rubens Barbot, e Nenega Barbosa, passista da Mocidade, abriram a premiação, que contou com uma palestra sobre a importância de ressaltar a cultura afro-brasileira nos sambas de enredo, ministrada pela especialista Helena Theodoro.

 

 

 

O casal de porta-bandeira e mestre-sala, Ruth Alves e Julinho, estandartes de Ouro da Vila Isabel, também participaram do evento. O show de Weber Werneck e Banda, cantando composições clássicas de Cartola, Candeia, Paulinho da Viola, entre outros, encerrou a noite.

 

 

O prêmio é promovido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Rio de Janeiro (Comdedine-RJ), em parceria com a Prefeitura e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves.

 

 

– A nossa missão é estabelecer políticas públicas para reconhecer a importância da população afro-brasileira – disse a presidente Comdedine, Dulce Vasconcellos.

 

 

Agremiações contempladas com o “Troféu Cultura Negra no Carnaval – 2012″:

 

 

Escolas de Samba Mirins

 

· GRESM Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy

· GRESM Império do Futuro

· GRESM Inocentes de Caprichosos

· GRESM Pimpolhos da Grande Rio

 

Escolas de Samba do Grupo Especial

 

· GRES Beija-Flor de Nilópolis

· GRES Imperatriz Leopoldinense

· GRES Estação Primeira de Mangueira

· GRES Portela

· GRES Unidos de Vila Isabel

 

Blocos Carnavalescos

 

· GRBC Unidos da Laureano

· GRBC Unidos da Boa Vista

· GRBC Esperança de Boa Campina

· GRBC Arranco da Guarani de Piabetá

 

Escolas de Samba do Grupo A

 

· GRES Império Serrano

· GRES Paraíso do Tuiuti

 

Escolas de Samba do Grupo D

 

· GRES Acadêmicos de Vigário Geral

· GRES Mocidade Unidade de Jacarepaguá

 

Fonte: Prefeitura do Rio