Início Plantão Barra Prefeito inaugura Escola Municipal Doutor Sócrates na Zona Oeste

Prefeito inaugura Escola Municipal Doutor Sócrates na Zona Oeste

Foto de Beth Santos

A cidade do Rio de Janeiro disse “muito obrigado” para o ex-capitão da seleção brasileira de futebol, Sócrates, falecido em dezembro. Na sexta-feira (27.04), o prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram a Escola Municipal Doutor Sócrates, em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste. O evento contou com a presença de Raí, também ex-jogador e irmão do homenageado.

 

A escola Doutor Sócrates será mais do que uma simples unidade educacional, que começará a funcionar na segunda quinzena de maio com turmas do Ensino Fundamental. Com a abertura da Vila Olímpica, no segundo semestre deste ano, o espaço será transformado, em 2013, no segundo Ginásio Experimental Olímpico (GEO) do Rio, com atendimento integral para alunos do 6º ao 8º ano que tenham aptidão para a prática esportiva.

 

“Este país só irá se transformar se investirmos na educação. Esta escola, aliada à Vila Olímpica, que também se chamará Doutor Sócrates, será a prova concreta do sonho do Doutor. Vamos usar o esporte para estimular a garotada. O esporte tem características fundamentais para a formação de um cidadão. Ter disciplina, metas, desafios e ir sempre em busca da superação são os guias de um bom atleta. Talvez, aqui, alguém se transforme num Raí. O importante, porém, é que todos saberão cumprir regras e atingir objetivos”, destacou Eduardo Paes.

 

Para o prefeito, a imagem de Sócrates se alia com a do projeto do Ginásio Experimental Olímpico. “Além de ser um grande craque que encantou a todos no futebol, com talento e arte, o Sócrates era muito engajado e se preocupava com o rumo do Brasil. E, aqui, numa área carente, com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do município, ele será lembrado pelos inúmeros carioquinhas que irão se formar nesta escola e no ginásio”, disse o prefeito.

 

O projeto faz parte do legado dos Jogos Olímpicos de 2016 e foi lançado em junho de 2011 com a presença da comitiva do Comitê Olímpico Internacional. A primeira unidade construída pela Prefeitura foi aberta no início deste ano, em Santa Teresa. A meta é que a cidade ganhe outras três unidades educacionais de preparação de jovens para competições esportivas de alto rendimento, sendo que uma delas Paralímpica.

 

Feliz com a homenagem, Raí lembrou a bandeira que o irmão sempre levantou durante a carreira. “O Sócrates foi um símbolo na redemocratização do país e sempre lutou pela justiça social. A educação é o melhor caminho para chegarmos a um país mais justo. Esta escola será uma revolução social nesta região. Com certeza, formará lideranças que ajudarão a criar um Rio de Janeiro muito melhor, de alto nível. Meu irmão conseguiu o que poucos ou quase ninguém fez. Foi médico e jogador profissional ao mesmo tempo. O sonho dele era que todos os jogadores de futebol fossem universitários ou tivessem a chance de ser. Esta escola mostrará que o esporte aliado à educação tem um poder gigantesco de transformação”, lembrou Raí.

 

A nova unidade conta com 13 salas de aula, quadra de esportes, auditório, sala de informática, laboratório de ciências, biblioteca, Núcleo de Educação e Saúde (sala de primeiros atendimentos), cozinha, refeitório e casa do zelador.

 

Para ingressar no programa Ginásio Experimental Olímpico, os alunos devem possuir aptidão esportiva em uma das modalidades olímpicas oferecidas em cada unidade. No caso dos GEOs de Santa Teresa e Pedra de Guaratiba, as modalidades são: futebol, vôlei, handebol, natação, atletismo, tênis de mesa, judô e xadrez. Assim como ocorreu na unidade Juan Antonio Samaranch, a seleção dos alunos para o GEO Dr. Sócrates será feita após a fase de pré-matrícula, no fim do ano, quando os estudantes que se inscreveram para a unidade passarão por um teste de seleção de aptidão física.

 

Fonte: Prefeitura do Rio