Início Plantão Rio Prefeito inaugura o quarto Ginásio Experimental Olímpico da cidade

Prefeito inaugura o quarto Ginásio Experimental Olímpico da cidade

Fotos: Beth Santos

 

O prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã desta terça-feira (01/03), o quarto Ginásio Experimental Olímpico (GEO) da cidade. Localizado na Ilha do Governador, na Zona Norte, o GEO Nelson Prudêncio tem capacidade para atender 340 alunos do 6º ao 9º ano, em tempo integral, com turno de sete horas diárias.

 

 

Criado em 2012 como um dos legados olímpicos, o GEO tem o objetivo de dar oportunidade para os alunos com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial, sem abrir mão de uma educação de excelência. O programa amplia o legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 para além das obras de infraestrutura e dos equipamentos esportivos.

 

 

– Queremos apostar no futuro da cidade e ter o Rio olhando para frente nesses 451 anos de história da cidade. E não é à toa que viemos inaugurar mais um Ginásio Experimental Olímpico, que é uma escola em tempo integral com foco totalmente olímpico e esportivo. É uma experiência muito bem sucedida e vamos tentar expandir para mais áreas da cidade – disse o prefeito.

 

 

Nos Ginásios Olímpicos, as modalidades esportivas oferecidas são atletismo, tênis de mesa, vôlei, handebol, judô, xadrez, luta olímpica, futsal e badminton. Além desta unidade na Ilha do Governador, os bairros de Santa Teresa, Pedra de Guaratiba e Caju também contam com um GEO. Com exceção do Caju, as outras três unidades também dispõem de natação para os alunos.

 

 

A secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, explicou como funcionam os Ginásios Olímpicos e a importância deles na construção de um futuro melhor para os jovens da cidade:

 

 

– Esse é o quarto Ginásio Olímpico que entregamos à cidade e o sucesso desses três que já inauguramos há alguns anos é notório. Juntou a questão da excelência acadêmica que perseguimos com a questão esportiva. Fora isso, trabalhamos os valores para os alunos se conscientizarem sobre as questões da solidariedade e da responsabilidade. Com esse projeto de vida, os alunos vão se conscientizando sobre o que eles têm que aproveitar durante esse período que estão nessas escolas para desenharem seu futuro.

 

 

Para ingressar nessas unidades, o aluno precisa fazer um teste de aptidão física. Além da rotina de treinos, com pelo menos duas horas diárias de práticas esportivas, e da participação em diversas competições, os alunos têm mais aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês, de reforço escolar e a obrigatoriedade de tirar boas notas para continuar treinando.

 

 

Moradora do Cacuia, na Ilha do Governador, a dona de casa Regina Célia Coutinho, 50 anos, não conseguiu conter a emoção ao falar da entrada da filha no mais novo GEO da cidade:

 

 

– Estou adorando esse modelo de educação porque incentiva o adolescente ir adiante e em busca de um futuro melhor. Aqui dentro é a chance que minha filha terá de ser uma pessoa bem sucedida. A educação abre qualquer porta e só tem a acrescentar – disse a mãe de Kailane, 12 anos, que cursa o 7º ano e está encantada com a nova escola:

 

 

– Estou bastante surpresa com a minha nova escola. Não imaginava que um colégio de ótima qualidade como esse pudesse ser público. É um sonho estudar aqui onde sei que terei mais oportunidades.

 

 

Os resultados deste novo modelo educacional já são satisfatórios. Primeira escola do programa, o GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, começou a funcionar no início de 2012 e, com apenas três anos de criação, sagrou-se bicampeão do Intercolegial (2014 e 2015), sendo a primeira escola pública na história a conquistar a primeira colocação, desbancando colégios particulares de tradição na competição. A unidade também ficou em 2ª lugar nos Jogos Estudantis, novamente sendo a primeira escola pública a alcançar tal posição na história da competição. Em 2013, os Ginásios Olímpicos Dr. Sócrates, em Pedra de Guaratiba, e Félix Mielli Venerando, no Caju, começaram a funcionar. Atualmente, mais de mil alunos são beneficiados pelas quatro unidades em funcionamento.

 

 

Para a gari Edna dos Santos, 34 anos, a admissão da filha Milena, 11 anos, neste Ginásio Olímpico foi uma sorte tão grande quanto ganhar o prêmio da loteria:

 

 

– Essa oportunidade veio a calhar por ser integral e oferecer muito mais oportunidades para a minha filha. Agora vou trabalhar bem tranquila sem ficar na incerteza se ela vai me ligar para dizer que está com tempo vago e vai ficar sozinha em casa. Sem contar que além da minha filha, minha sobrinha também foi aprovada e as primas estão estudando juntas – disse Regina sendo interrompida pela sobrinha Eduarda Monteiro, de 12:

 

 

– Essa escola é boa demais e tem muitas atividades para fazermos. Estudava em uma escola particular e estou achando essa bem melhor pelo modelo de estudo em tempo integral e pela prática de esportes.

 

 

O GEO Nelson Prudêncio é uma homenagem ao medalhista brasileiro olímpico de salto triplo, falecido há três anos.