Início Plantão Rio Prefeito lança o Museu de Arte do Rio

Prefeito lança o Museu de Arte do Rio

O prefeito Eduardo Paes apresenta o MAR –  Museu de Arte do Rio, que integra o Porto Maravilha, projeto da Prefeitura de revitalização da Zona Portuária.  A mais nova casa de cultura da cidade será instalada na Praça Mauá, no Palácio Dom João VI – prédio construído em 1916 em estilo eclético e que é tombado como Patrimônio Cultural.

O projeto do Museu de Arte do Rio, até então chamado de Pinacoteca,  foi feito em parceria com a Fundação Roberto Marinho e vai coroar os esforços de revitalização da Zona Portuária. Além da restauração do Palácio Dom João VI para abrigar o MAR,  está prevista também a criação da Escola do Olhar, que vai ocupar o antigo prédio do Hospital da Polícia Civil, anexo ao palacete e construído em estilo modernista. Os imóveis já foram cedidos ao município pela União (Palácio Dom João VI) e pelo estado (Hospital).  A ideia é construir um complexo unindo as  edificações por meio de rampas e de uma onda suspensa ao topo.
 
Serão investidos R$ 43 milhões nas obras do novo complexo cultural.  O Museu de Arte do Rio vai abrigar obras de arte nacionais e internacionais e uma exposição permanente sobre a história da cidade.  Ele vai completar o eixo arquitetônico-cultural formado ao longo da Avenida Rio Branco pelo Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu Nacional de Belas Artes, o Theatro Municipal e o futuro Museu do Amanhã, projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava – que também faz parte do Porto Maravilha e será instalado no Píer Mauá.

Fonte: Prefeitura do Rio