Início Plantão Rio Prefeito recebe jovens de projeto da Unicef

Prefeito recebe jovens de projeto da Unicef

O prefeito Eduardo Paes recebeu nesta sexta-feira, dia 16, no Palácio da Cidade, cerca de 50 jovens de comunidades carentes do Rio, integrantes do projeto Plataforma dos Centros Urbanos, fruto de parceria entre a Unicef e a Prefeitura do Rio. No encontro, os jovens apresentaram um mapeamento, realizado em 64 comunidades onde o programa foi implementado, com as principais demandas dos moradores desses locais. 
Além da apresentação, os adolescentes fizeram perguntas ao prefeito sobre diversos temas, como saúde e educação. Ao lado da coordadora do Unicef no Rio de Janeiro, Luciana Phebo, e do secretário municipal de Assistência Social, Fernando William, Eduardo Paes elogiou a iniciativa.
– É um prazer receber os jovens aqui. Gostaria de parabenizar a Unicef por este trabalho. Trata-se de uma iniciativa muito importante, que desperta o interesse dos nossos direitos e deveres. Não tenham dúvidas de que o que eu puder fazer para melhorar essa cidade, farei. E conto com a ajuda de vocês para isso – disse o prefeito, que agendou nova reunião com o grupo para março de 2010.
O levantamento contou com a participação de 118 “adolescentes comunicadores” que, distribuídos em diversas regiões da cidade, ouviram da população os pontos postivos e negativos das comunidades onde vivem. Após a apresentação, o prefeito do Rio respondeu a perguntas, previamente organizadas pelos jovens. A sessão foi aberta com questões sobre os investimentos da Prefeitura no Programa Saúde da Família. O prefeito do Rio afirmou que pretende ampliar este projeto nas comunidades carentes da cidade. 
– O Programa Saúde da Família (PSF) é nossa prioridade absoluta. Nossa meta principal é atender as zonas Norte, Oeste e a região de Jacarepaguá. Com isso, melhorar a emergência dos hospitais e a população também passa a contar com atendimentos preventivos e apoio a jovens – disse Eduardo Paes, afirmando que a ampliação da rede de saúde promoverá a “humanização” do atendimento. 
– Estamos começando um programa de saúde nas escolas agora. É um conceito novo que estamos aplicando. Será bem simples, sem emergência, mas que fará atendimento aos alunos. 
Ao ser quesionado sobre educação, o prefeito do Rio informou que outra prioridade é melhorar a qualidade do ensino no Rio, com a construção de novas unidades. 
– Temos 40 escolas em reforma, e mais dez sendo construídas. Posso dizer que sinto muito orgulho de nossa rede municipal, que a cada dia investe mais em ensino e qualificação – declarou Eduardo Paes, sugerindo aos jovens que encaminhem as demandas às secretarias responsáveis, para maior agilidade na solução dos problemas. 
O grupo parabenizou o prefeito pela qualidade das creches, e solicitou a abertura de novas vagas. 
– Pretendemos aumentar cada vez mais o número de vagas nas creches no Município, até o fim do governo. Estou trabalhando muito para isso – disse ele, que prometeu investir na infra-estrutura das escolas para que possa receber portadores de deficiência. 
– Boa parte das escolas já conta com a adaptação e estamos readequando as outras. As que estão sendo inauguradas já possuem rampa. Assim como as ruas, que juntamente com as calçadas estão recebendo a pavimentação adequada. 

Fonte: Prefeitura do Rio