Início Plantão Rio Prefeito visita obras da Linha 4 e acompanha interdições no Leblon

Prefeito visita obras da Linha 4 e acompanha interdições no Leblon

 

O prefeito Eduardo Paes, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, visitaram na manhã deste domingo (18/11) as obras de construção da Linha 4 (Ipanema-Barra da Tijuca) do metrô na Praça Antero de Quental, no Leblon, e acompanharam o segundo dia de interdições no trânsito da região. O novo esquema de trânsito foi apresentado no último dia 8, no Centro de Operações.

 

 

– Essa obra só traz benefícios para a Zona Sul e para o Rio. Pela primeira vez se faz um investimento em transporte de massa sobre trilhos na cidade. Isso é uma grande conquista que integra todo o Rio – disse Paes, que sugeriu o uso do espaço interditado como área de lazer:

– A prefeitura estará atuando para diminuir os impactos das mudanças no trânsito e para tranquilizar os moradores. Mas vamos pensar em algumas iniciativas que possam criar mais espaços de lazer para a população, conciliando com as obras, como na Ataulfo de Paiva aos domingos durante esse período.

 

 

O secretário Carlos Roberto Osório falou sobre as principais mudanças que vão atingir os moradores da região:

– Uma importante mudança foi nos pontos de ônibus da Ataulfo de Paiva, que foram transferidos para a orla do Leblon. Mas tudo está sendo muito bem sinalizado, para que fique claro ao morador. Em toda a região, apenas um prédio com 11 vagas de estacionamento foi afetado, mas os moradores não serão prejudicados.

 

 

Pezão disse que os próximos projetos para o metrô é leva-lo da Gávea até a Carioca e de Niterói a São Gonçalo:

– Era um sonho ter um metrô até a Barra e o Rio era muito cobrado por isso. Tirar do papel essa obra de cerca de R$7 bilhões é um grande legado para o Rio. Vamos sair de uma taxa de 15% da população transportada em transporte de massa para 60% em 2015. Além disso, no futuro, também vamos apresentar os projetos para o metrô da Gávea até Carioca e de Niterói a São Gonçalo.

 

 

As interdições viárias em função da execução das obras acontecerão em duas fases. Para minimizar os impactos causados pelas obras, foi implantado pela CET-Rio esquema especial de tráfego na região. Na primeira fase, que começou no sábado (17/11), a operação de trânsito contará com a participação de 115 agentes de trânsito da Prefeitura, entre guardas municipais e controladores de tráfego da CET-Rio, que atuarão com apoio de seis viaturas. Já para a segunda fase, que começará no dia 24 de novembro, serão 245 agentes, 12 viaturas, 6 motocicletas e 2 reboques, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários.

 

Prefeitura do Rio