O prefeito Eduardo Paes e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, firmaram parceria entre os dois municípios na manhã desta sexta-feira (04/01) durante reunião no Centro de Operações Rio. Os dois prefeitos vão trocar experiências e desenvolver ações conjuntas nas áreas de saúde, turismo, gestão e urbanização de áreas degradadas. Entre as principais ações estão a utilização do Centro de Operações para fornecer informações meteorológicas a Niterói; a revitalização do Centro de Niterói tendo como base o exemplo do Porto Maravilha (projeto de revitalização da Zona Portuária do Rio); e a marcação de consultas regulamentada pelo Sistema de Saúde Carioca. Os secretários das pastas relacionadas das duas cidades também estiveram presentes no encontro.
– Hoje iniciamos algo fundamental, que é essa interação entre os municípios da região metropolitana do Rio, e quanto mais integrado a gente trabalhar, melhor. Discutimos pontos muito objetivos, entre eles o fato de o município de Niterói ganhar uma posição dentro do nosso Centro de Operações. As cidades estão muito perto, principalmente para o ponto de vista de previsões meteorológicas, por isso vamos ajudar Niterói a ter informações com antecedência – disse Paes.
A cidade de Niterói vai construir um Centro de Operações semelhante ao do Rio de Janeiro, só que em dimensões menores. Até que o novo Centro seja implantado, Niterói vai receber informações meteorológicas, do trânsito na ponte Rio-Niterói e do sistema de defesa civil pelo Centro de Operações do Rio.
Outra ideia é que pelo menos 5% dos turistas que o Rio recebe passem também por Niterói. Para isso, o roteiro Niemeyer será integrado à divulgação que a Prefeitura do Rio faz para os turistas, além também do Roteiro dos Fortes. O objetivo é que os turistas fiquem pelo menos mais um dia hospedados no Rio para visitarem Niterói. A experiência do Rio nos projetos de revitalização de áreas degradadas em cidades marítimas será utilizado como modelo para a revitalização do Centro de Niterói, que será totalmente modificado até 2016.
Para Rodrigo Neves, o pacto ‘Niterói – Rio de Janeiro’ vai permitir ao município seguir a experiência positiva do Rio nas mais diversas áreas, e pode inspirar ações conjuntas com outras cidades da Região Metropolitana:
– A experiência do Rio na gestão pública é uma boa referência para administrações municipais em todo o país e eu acredito que Niterói precisa se inspirar em boas referências.. Esse é um momento histórico das duas cidades, onde os dois prefeitos se encontram para trocar ideias e estabelecer ações conjuntas. Tenho certeza que essa reunião também vai inspirar os gestores que estão assumindo na Baixada e no Leste Fluminense e em outras cidades da Região Metropolitana, para que os problemas possam ser enfrentados conjuntamente.
Na área de saúde, Niterói vai ser a primeira cidade – além do Rio – incluída no sistema de marcação de consulta dos hospitais federais do município, que será feita através das unidades básicas de saúde do Rio e das cidades do entorno, através do sistema de regulação municipal. Além disso, a experiência bem sucedida da Secretaria de Saúde do Rio nas urgências e emergências nos grandes hospitais será usada como base para a revitalização do sistema de Saúde de Niterói.
– Nesse processo de integração a saúde será um caso especial. A Prefeitura do Rio está assumindo toda a marcação de consulta dos hospitais federais do Rio. Com Niterói teremos o primeiro caso desse processo de integração do sistema único de saúde entre duas cidades. Mas esperamos replicar isso em outros municípios – disse o secretário municipal de Saúde do Rio, Hans Dohmann.
O secretário de saúde de Niterói, Chico D’Angelo, destacou a revitalização das emergências dos hospitais cariocas como exemplo a ser seguido:
– Niterói tem uma rede pública qualificada que foi sucateada e degradada nos últimos anos. Vamos seguir a experiência de boa gestão do Rio para resolver esse problema.
Prefeitura do Rio