Início Plantão Rio Prefeitura abre inscrições para o Prêmio Territórios de Cultura

Prefeitura abre inscrições para o Prêmio Territórios de Cultura

P

Estão abertas  as inscrições para o Edital 05/2015, Prêmio Territórios de Cultura. Este edital objetiva selecionar e premiar, por meio de repasse de recursos, 45 (quarenta) realizadores culturais, apenas pessoas físicas, que morem e atuem nos territórios de Senador Camará, Vila Kennedy, Maré, Complexo do Alemão e Complexo da Penha.

 

 

 

Entende-se por “realizador cultural” toda pessoa física que desenvolva atividades, práticas e/ou produtos no campo da cultura, considerando suas conexões com a arte, a comunicação e o conhecimento.

 

 

 

Serão selecionados e premiados 15 realizadores culturais em Senador Camará e Vila Kennedy; 15 realizadores culturais na Maré; e 15 realizadores culturais no Complexo do Alemão e no Complexo da Penha. Os realizadores selecionados receberão o prêmio de R$ 25 mil. O valor recebido deverá ser utilizado para a realização de atividades que estimulem o exercício da cidadania e fomentem a diversidade da cultura carioca, nas suas expressões populares, urbanas e tradicionais.

 

 

 

Podem se inscrever indivíduos que tenham comprovação de que moram e atuam há pelo menos um ano no território no qual se inscreveram. Jovens com idade entre 16 e 17 anos podem participar do edital sendo representados por seus responsáveis legais.

 

 

 

Os realizadores culturais serão avaliados em quatro fases: habilitação, classificação, escuta e seleção. Na fase de habilitação será verificado se os formulários e documentos apresentados no ato da inscrição estão de acordo com todas as normas e exigências estabelecidas no edital.

 

 

 

Na fase de classificação os formulários preenchidos no ato de inscrição serão analisados e pontuados. Os projetos classificados irão para a fase de escuta, quando haverá um encontro presencial entre membros da Comissão de Seleção e os proponentes. Na ocasião, eles poderão relatar oralmente sua trajetória de atuação no território e descrever como pretendem dar continuidade a essa atuação apontando o impacto local gerado.

 

 

 

A fase de seleção permitirá a consolidação da lista de selecionados. As inscrições são realizadas através de formulários, disponibilizados no site da SMC, que devem ser impressos, preenchidos pelo proponente e remetidos ou entregues na SMC até o dia 26 de outubro de 2015. O edital e anexos estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura. 

 

 

 

Endereço para envio ou entrega do material: Secretaria Municipal de Cultura – Rua Afonso Cavalcanti, 455, 2º andar, sala 263 – Cidade Nova – Rio De Janeiro – RJ – CEP: 20211-110