No dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, um conjunto de atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida.
Depois de participações tímidas nos últimos anos, a Prefeitura do Rio mobilizou suas secretarias e órgãos públicos para desenvolver várias ações e um decreto será assinado hoje, dia 15, para regulamentar essas iniciativas. A principal delas será a proibição do estacionamento no quadrilátero que tem como limite a Rua Santa Luzia, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua da Assembléia e Avenida Rio Branco, área que concentra 510 vagas, entre o Rio Rotativo e vagas oficiais.
A idéia é que essas pessoas utilizem o transporte público ou mesmo experimentem formas alternativas de mobilidade. O decreto também determina às empresas de ônibus que operam as linhas municipais, que coloquem 100% de sua frota em circulação nesse dia.
O estacionamento de automóveis nos prédios municipais ficará proibido, com exceção somente para os veículos operacionais.
No bairro de Copacabana será criada a Zona 30. As ruas internas do bairro terão os limites de velocidade reduzidos a 30 km, o que vai proporcionar uma relação amigável entre motoristas, ciclistas e pedestres.
Fonte: Prefeitura do Rio