Início Plantão Brasil Prefeitura anuncia aplicativos de mobilidade urbana vencedores de concurso internacional

Prefeitura anuncia aplicativos de mobilidade urbana vencedores de concurso internacional

 

Os moradores do Rio terão à disposição nove aplicativos de mobilidade urbana que chegaram à final do “Concurso de Transporte da Cidade Olímpica”, um desafio internacional, que contou com apoio da prefeitura e foi organizado pelo Instituto Viktoria Swedish ICT, da Suécia. Os três vencedores da competição foram anunciados na quinta-feira (31/03), e todos os apps poderão ser utilizados pela população a partir da segunda quinzena de abril.
 

 

O concurso faz parte de um acordo entre a Empresa Municipal de Informática (Iplan-Rio), o Centro de Operações Rio e o instituto sueco. O conjunto de informações sobre mobilidade reunidas no portal data.rio – catálogo de dados abertos do município – serviram como base para a competição.
 

 

Além de facilitar o transporte na cidade antes e depois dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a iniciativa teve o objetivo de mobilizar desenvolvedores de aplicativos brasileiros e estrangeiros. A primeira etapa contou com 16 participantes inscritos de nove países, desde desenvolvedores individuais e ‘startups’ até empresas de médio e grande porte.
 

 

Nove projetos chegaram à final, divididos em três categorias: Conforto e Acessibilidades, Vivenciando as Olimpíadas e Planejamento de Viagens. Os aplicativos vencedores foram, respetivamente, Livrit, RioGo e Trafi. Os cariocas serão beneficiados com a facilidade de informações oferecidas por estes aplicativos, como a escolha das melhores rotas de deslocamento da cidade, combinações de transporte público utilizando planejador de viagens, indicação de pontos de ônibus também para pessoas com deficiência, eventos olímpicos e outras atividades turísticas/ culturais da cidade.
 

 

Categoria 1: Conforto e acessibilidade

Livrit (Brasil)
O vencedor na categoria “Conforto e Acessibilidade” é o app LIVRIT, que tem como foco a inclusão social e a mobilidade urbana para pessoas com deficiência. Em uma plataforma amigável, o Livrit reúne informações tanto de caminhos acessíveis como de locais que precisem de melhorias. Além disso, O Livrit permite que as autoridades entendam melhor as necessidades do público.

Link

 

Categoria 2: Vivenciando as Olimpíadas

RioGo (Austrália)
O vencedor na categoria “Vivenciando as Olimpíadas” é o aplicativo “RioGO, da SkedGo. O app vai facilitar o planejamento de mobilidade durante o período olímpico e outras atividades, procurando opções de trajetos e facilitando a chegada do público aos locais de competição. O aplicativo também servirá como legado para os turistas após os Jogos Olímpicos.
 

 

Categoria 3: Planejamento de Viagens

Trafi (Lituânia)
O vencedor na categoria “Planejamento de viagens” é o Trafi, que já possui um histórico em auxiliar os viajantes pelo mundo. Durante o concurso, o app demonstrou capacidade de apresentar muitas opções de transporte urbano no Rio utilizando a interação com diferentes mídias sociais.