Início Plantão Rio Prefeitura anuncia revitalização do Cais do Porto

Prefeitura anuncia revitalização do Cais do Porto

O prefeito Eduardo Paes apresenta, às 9h da amanhã de hoje, dia 23, em solenidade no Cais do Porto, entre os armazéns 2 e 3, o projeto Porto Maravilha, de revitalização da área portuária do Rio, com investimentos de R$ 359 milhões. Serão assinados 11 documentos (decretos e convênios entre os três níveis de governo), que viabilizarão a execução do projeto já a partir de amanhã, com o início das obras do novo acesso ao Porto para veículos de carga.
O presidente Lula e o governador Sérgio Cabral, além dos ministros Márcio Fortes (Cidades), Luiz Barreto Filho (Turismo) e Pedro Brito (Portos) estarão presentes. A primeira etapa do projeto – que se inicia agora – prevê dois anos de obras de infraestrutura, habitação e cultura.
O Píer da Praça Mauá será transformado em um parque, com anfiteatro, chafarizes, restaurantes, quiosques e estacionamento. Serão recuperadas e urbanizadas as principais vias da região, entre elas a Avenida Rodrigues Alves, onde a alça de acesso ao elevado da Perimetral será demolida. A área do Porto abrigará a Pinacoteca do Rio e o Museu do Amanhã. O Morro da Conceição passará por obras de reurbanização e imóveis antigos serão recuperados.

Obras previstas na primeira fase do projeto

Reurbanização completa da Praça Mauá, das principais vias do entorno (seguindo até o armazém 6) na Rodrigues Alves e Sacadura Cabral, do Morro da Conceição e do Píer Mauá, com a criação de um novo espaço público na área.
Construção de uma garagem subterrânea na Praça Mauá, com capacidade esperada de até mil veículos.
Criação de 499 novas residências na Região Portuária, através da recuperação de imóveis antigos subutilizados – Programa “Novas Alternativas”.
Implantação da Pinacoteca do Rio no edifício D. João VI, na Praça Mauá.
Implantação do Museu do Amanhã nos armazéns 5 e 6 do Cais do Porto.
Calçamento, iluminação pública, drenagem e arborização das ruas Barão de Tefé, Venezuela e Rodrigues Alves e das ruas transversais que cortas estas vias principais. Demolição da alça de subida do viaduto da Perimetral.
Reurbanização completa do Morro da Conceição (vias locais, enterramento de rede elétrica, restauração de patrimônio histórico).
Construção de um novo acesso ao Porto, a partir da Avenida Brasil, na altura do Canal do Cunha, para veículos de carga. A nova rota passa pelo bairro do Caju, desafogando o trânsito na área a ser revitalizada.

Fonte: Prefeitura do Rio